Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha
Armazenagem & Logística

Armazenagem & Logística

Notícias e artigos relacionados a Armazenagem e Logística

Digite uma palavra chave para encontrar conteúdo relacionado:


Os serviços de armazenagem e logística são essenciais para qualquer negócio, especialmente para as indústrias, pois necessitam de processos bem estruturados de armazenagem para seus produtos e matérias-primas, sem contar todo o suporte logístico de movimentação de cargas, materiais, equipamentos, processamento de pedidos e gestão de todas as informações. Saiba mais sobre armazenagem & logística.


Armazenagem & Logística

Pallets termicamente tratadas

Pallets termicamente tratadas são um tipo de pallet de madeira usado para o transporte de mercadorias especialmente tratadas para evitar que insetos ou fungos sejam transportados pela embalagem de um local para outro. O pallet ...

Armazenagem & Logística

Santos Brasil atende clientes por chat

Santos Brasil atende clientes por chat A Santos Brasil, que faz operação de contêineres e logística, lançou nesta semana um serviço inédito no setor portuário nacional. Agora, a empresa atende clientes ... Leia mais

Armazenagem & Logística

Rotatividade de estoque

Rotatividade de estoque Estoque rotativo é uma estratégia de logística comum empregada em pequenas e grandes lojas de varejo. Basicamente, o processo envolve a exibição de itens antigos ... Leia mais

Armazenagem & Logística

Aplicação do projeto em logística

Aplicação do design em logística Projeto para logística (em inglês, design for logistics ou DFL) é uma abordagem que visa organizar o desenho ou estrutura de tarefas para que o ... Leia mais

Armazenagem & Logística

Aplicação da Lei Marítima

Aplicação da Lei Marítima A chamada Lei Marítima é um conjunto de leis sobre transporte interestadual ou internacional que trata de navegação por embarcações marítimas. Sua aplicação abrange tanto ... Leia mais

Soluções de publicidade


Cadastre-se e receba notícias personalizadas


Saiba mais sobre armazenagem e logística

A área de logística é crucial para todas as áreas da economia, desde bens de consumo, como alimentos e materiais de TI até a indústria de base, da chegada de material até o envio de cargas com detalhes sobre localização e data de chegada no destino correto.

Armazenagem & Logística 1 Armazenagem & Logística 2 Armazenagem & Logística 3 Armazenagem & Logística 4 Armazenagem & Logística 5

Imagens relacionadas a armazenagem & logística

No antigo Império de Roma, na Grécia e no Império Bizantino, os militares em guerra já se utilizavam do processo logístico como uma forma de gestão, para transporte de armas, material bélico, água e comida por todos os territórios onde passavam.

Com o passar dos anos, essa área de gestão começou a ser estudada e desenvolvida como forma de agilizar o comércio internacional e as transações de importação e exportação, à medida que os países faziam negócios e houve necessidade de se criar normas e regras para fazer a armazenagem de cargas e seu transporte de forma adequada e segura.

Na editoria de Armazenagem & Logística, você pode conferir todos os assuntos relativos ao tema, como métodos de melhoria contínua que podem ser empregados a fim de tornar os processos ainda mais eficazes e rápidos. Além disso, a seção aborda temas como vantagens dos softwares de gestão logístico, desenvolvimento da engenharia logística, projetos de gerenciamento voltados para o setor logístico, supply chain (cadeia de suprimentos) e metodologias de manufatura enxuta, como Kanban e Just-In-Time (JIT). Esses e outros assuntos podem esclarecer todas as suas dúvidas em relação à logística e ainda fornecer mais informações para tornar sua empresa ainda mais competitiva no mercado em um cenário econômico que se mostra tão promissor para o Brasil pelos próximos anos.

Um recente estudo conduzido nos EUA descobriu que os custos de logística respondem por quase 10% do produto interno bruto daquele país. O processo em si abrange um número diversificado de áreas funcionais, como o transporte e tráfego, bem como envio e recebimento. Abrange também o armazenamento e operações de exportação e importação.

A ideia de logística pode ser aplicada a áreas específicas do negócio. Aquisição de logística, por exemplo, abrange tudo que está envolvido na aquisição equipamentos de apoio e pessoal em logística. Isto inclui a identificação, concepção, definição, desenvolvimento, produção, entrega e instalação do novo sistema.

Armazenagem & Logística

Portos e mares são parte importante do processo de logística

Outra área importante é Apoio Logístico Integrado (ALI). Essa é uma função de gestão que fornece planejamento, financiamento e controles para assegurar que o sistema cumpra os requisitos esperados. ALI também é esperado para garantir que o preço das mercadorias seja razoável e o produto tenha a qualidade exigida.

Em economia, a logística pode ter o foco interno (logística inbound) ou o foco externo (logística outbound), que envolve o fluxo e armazenamento dos materiais do ponto de origem até o ponto de consumo (gestão da cadeia de suprimentos).

As principais funções de uma logística qualificada incluem gerenciamento de estoque, compras, transporte , armazenamento , consulta e organização e planejamento dessas atividades.

A área combina um conhecimento profissional de cada uma destas funções para coordenar os recursos em uma organização. Existem duas formas diferentes de logística: uma otimiza um fluxo constante de material através de uma rede de transportes e nós de armazenamento e a outra coordena uma seqüência de recursos para realizar algum projeto.

Armazenagem & Logística

Caminhões e veículos automotores ajudam na distribuição de produtos da fábrica até o cliente

Muitas empresas que lidam com fornecimento de bens ou serviços têm seu próprio departamento logístico. Uma empresa fornecedora global de papel, por exemplo, tem uma equipe de armazenagem e logística. O gerente irá supervisionar ou delegar a sua equipe o processo do ponto de origem. A equipe vai lidar com todo o processo, desde a aquisição de papel do fornecedor até o caminho para o cliente que solicita o papel. Fornecedor e comprador podem estar até mesmo em países diferentes.

É equipe de logística que deve se certificar de que os produtos tenham um preço razoável. Eles, então, têm que garantir que o produto seja enviado a tempo. Profissionais de logística também precisam lidar com contratos de importação e exportação e, possivelmente, com o departamento de alfândega.

Existem outras empresas que preferem terceirizar seus serviços de logística. A definição técnica é 3PL, ou third-party logistics (em inglês). Nos serviços terceirizados de logística (3PL), organizações externas executam atividades de logística para outras empresas anteriormente realizados internamente.

Prestador de serviços logísticos, ou 4PL (fourth-party logistics), é um integrador que reúne recursos, tecnologias e fornecedores para planejar, executar e coordenar soluções para a cadeia de fornecimento. O 4PL poderia ser definido com uma empreiteira que gerencia os terceirizados, despachantes, caminhoneiros, agentes de alfândega e demais funcionários do processo, assumindo a responsabilidade da logística para o cliente.

Armazenagem & Logística

Logística terceirizada é opção para empresas que não possuem um departamento próprio

Armazenagem

Um armazém é um local com instalações adequadas em que são recebidas mercadorias e prosutos a partir de um centro de produção. No centro de armazenagem, os itens são discriminadores, reagrupados em uma determinada ordem e enviados para o local designado pelo cliente.

O conceito de armazém de distribuição ou um centro de distribuição é baseado na necessidade de garantir um fornecimento contínuo e ininterrupto de mercadorias na área do mercado para evitar atrasos e incertezas no transporte, para eliminar falhas no controle de produção e também para ajustar o tempo de produção e o tempo de uso, já que os dois momentos podem estar distantes. Os centros de distribuição das empresas atualmente são cruciais no sistema de distribuição.

Armazenagem & Logística

Armazéns de logística para a estocagem de produtos

Logística reversa

O termo define as operações de reutilização de produtos e materiais, com planejamento, implementação e controle da eficiência, fluxo de custo eficaz de matérias-primas, inventário, produtos acabados e informações relacionadas do ponto de consumo até o ponto de origem, com o objetivo de recuperar valor ou eliminação adequada.

A logística reversa leva o produto de volta a seu destino correto de descarte e também inclui a remanufatura ou remodelação, devolução por defeitos, teste, desmontagem ou reparo.

Google