Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha
Comércio Internacional

Comércio Internacional

Notícias e artigos relacionados a Comércio Internacional

Digite uma palavra chave para encontrar conteúdo relacionado:


O comércio internacional é a troca de capital, bens e serviços através de fronteiras ou territórios internacionais. Na maioria dos países, o comércio entre países representa uma parcela significativa do produto interno bruto (PIB). Embora o comércio internacional esteja presente em grande parte da história da humanidade, sua importância econômica, social e política vem aumentando nos últimos séculos. O Brasil ocupa hoje a 20º posição na lista do comércio internacional. Saiba mais sobre comércio internacional.


Comércio Internacional

Taiwan: mercado promissor de produtos siderúrgicos

Taiwan, um dos tigres asiáticos, tem um dos mais altos níveis de consumo per capita de produtos siderúrgicos do mundo. É o que explica Germano Mendes de Paula, professor-doutor do Instituto de Economia da Universidade ...

Comércio Internacional

O que são exportações invisíveis

O que são exportações invisíveis Exportações invisíveis representam os elementos intangíveis que saem de um país, o que pode ou não receber apuramento em cálculos de exportação. Exemplos incluem balanço ... Leia mais

Comércio Internacional

Camex anuncia redução de imposto de importação até 2014

Camex anuncia redução de imposto de importação até 2014 Para estimular os investimentos na indústria, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) divulgou ontem a redução do Imposto de Importação para 330 máquinas e equipamentos ... Leia mais

Comércio Internacional

Diferença entre marca de serviço e marca registrada

Diferença entre marca de serviço e marca registrada Se você fabrica um produto ou oferece um serviço, provavelmente quer que sua empresa tenha uma identidade única para permitir que seus clientes saibam a ... Leia mais

Comércio Internacional

Modelos de comércio internacional

Modelos de comércio internacional Modelos de comércio internacional têm sua origem na teoria da vantagem absoluta apresentada por Adam Smith, que demonstrou que era benéfico para um país se ... Leia mais

Soluções de publicidade


Cadastre-se e receba notícias personalizadas


Saiba mais sobre comércio internacional

A definição de comércio internacional envolve transações comerciais que ocorrem fora das fronteiras nacionais. Essa definição ampla inclui desde as pequenas empresas até as companhias globais com operações integradas e alianças estratégicas ao redor do mundo.

Comércio Internacional 1 Comércio Internacional 2 Comércio Internacional 3 Comércio Internacional 4 Comércio Internacional 5

Imagens relacionadas a comércio internacional

Dentro deste amplo conjunto, as distinções são, muitas vezes, feitas entre diferentes tipos de empresas internacionais e estas distinções são úteis para a compreensão da estratégia de uma empresa e seus setores organizacionais e funcionais, como por exemplo, as áreas financeiras, marketing, administrativa, recursos humanos ou operações.

Uma distinção que pode ser útil é a distinção entre operações multidomésticas, com filiais independentes que atuam essencialmente como empresas nacionais e operações globais, com filiais integradas que estão estreitamente relacionadas e interconectadas. Estas podem ser pensadas como as duas extremidades de um processo contínuo, com muitas possibilidades no meio.

A industrialização, os meios de transporte avançados, a globalização, as taxas de câmbio, as políticas econômicas, crescimento de empresas multinacionais e a terceirização são fatores que têm um grande impacto sobre o sistema de comércio internacional.

O aumento do comércio internacional é crucial para a continuidade da globalização. Sem ele, as nações seriam limitadas aos bens e serviços produzidos dentro de suas próprias fronteiras e, caso não fossem capazes de suprir suas próprias necessidades, não poderiam contar com produtos, bens e serviços ofertados por outras nações.

A principal característica que envolve os trâmites de comércio internacional é que o comércio além das fronteiras normalmente implica custos adicionais, tais como tarifas, aspectos legais, sociais e culturas, além de tecnológicos e econômicos, principalmente.

comércio internacional

O comércio entre os países envolve grandes e pequenas empresas

Outra diferença entre o comércio nacional e o internacional é que os fatores de produção como o capital e o trabalho são tipicamente possuem mais mobilidade dentro de um país do que entre diferentes países. Assim, o comércio internacional é mais restrito ao comércio de bens e serviços.

Historicamente, o comércio entre países foi regulamentado através de tratados bilaterais entre duas nações. Durante séculos, graças ao mercantilismo, a maioria das nações tinha altas tarifas e muitas restrições ao comércio internacional. Foi a partir do século 19, especialmente no Reino Unido , que a crença no livre comércio tornou-se fundamental.

Após a Segunda Guerra Mundial , tratados controversos multilaterais, como o Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT) e a Organização Mundial do Comércio, têm tentado promover o livre comércio, criando uma estrutura de comércio global regulada. Esses acordos comerciais muitas vezes resultaram em descontentamento e protesto com características de comércio desleal, que não é benéfico para os países em desenvolvimento .

comércio internacional

Nações que estão em ascensão econômica, como a China e o Brasil vêm mudando o cenário do comércio exterior

O livre comércio é geralmente apoiado com maior ênfase pelos países economicamente mais poderosos, embora muitas vezes eles se engajem em protecionismo seletivo para as indústrias que são estrategicamente importantes. Os EUA, por exemplo, adotam tarifas protecionistas na agricultura para proteger o produto feito localmente. A Holanda e Reino Unido eram os dois maiores defensores do livre comércio quando economicamente dominantes, hoje os Estados Unidos, o Reino Unido, Austrália e Japão são os seus maiores opositores.

No entanto, outros países que estão em ascensão econômica, como Índia, China, Brasil e Rússia, são cada vez mais defensores do livre. Com a queda dos níveis tarifários, há também uma crescente disposição para negociar medidas não tarifárias, incluindo o investimento direto estrangeiro, compras e facilitação do comércio.

Durante as recessões, é freqüente a forte pressão interna para aumentar as tarifas para proteger as indústrias domésticas. Isso ocorreu em todo o mundo durante a Grande Depressão de 1929.

A regulamentação do comércio internacional é feita através da Organização Mundial do Comércio (OMC) em nível global e através de vários outros arranjos regionais, como o Mercosul na América do Sul, o Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA) entre os Estados Unidos, Canadá e México e a União Europeia entre 27 Estados europeus independentes.

comércio internacional

Os portos são parte fundamental do comércio internacional

Enquanto as barreiras comerciais e as práticas desleais assumem muitas formas, os exemplos mais comuns são a violação de propriedade intelectual - incluindo patentes, direitos autorais e marcas comerciais; falta de licitação para as propostas de governos estrangeiros; concorrência de forma desleal negociada para importações; subsídios distorcidos de comércio fornecidos por governos estrangeiros para concorrentes estrangeiros; investigações de comércio exterior realizado de forma incompatível com as obrigações internacionais; certificação onerosa e requisitos de teste que não são exigidos por fabricantes nacionais; aumento das importações e concorrência desleal.

Na editoria de Comércio Internacional você fica por dentro de tudo o que acontece no Brasil e no exterior em termos de negociações entre Brasil e demais países, tanto na importação de bens e serviços como nas exportações de bens e produtos industrializados, assim como a definição de conceitos do comércio exterior, como área de livre comércio, taxas de câmbio e vantagem comparativa, entre outros. Também terá acesso a todas as informações em relação à balança comercial e importação e exportação de produtos manufaturados e commodities, como o petróleo, o aço, alumínio e outros.

Google