Exclusivo da Walter, o sistema modular para operações de corte e canal Novex Cut foi ampliado. As novidades foram apresentadas na íntegra na METAV 2006, realizada recentemente em Dusseldorf, na Alemanha.

Segundo a Walter, o sistema Novex Cut oferece aos usuários alto grau de flexibilidade, que resulta em economia de custos. As ferramentas Novex compreendem o porta-ferramentas, um corpo niquelado de alta resistência com módulos para acomodar os insertos de corte e canal, além do inserto em si. Os porta-ferramentas estão disponíveis com opções de fixação com haste convencional ou adaptadores Capto, em formatos para torneamento interno e externo. O porta-ferramentas é o mesmo para insertos com uma ou duas arestas de corte (FX e GX respectivamente), troca-se apenas o módulo para acoplamento do inserto.

Os insertos GX, com duas arestas de corte, podem ser aplicado na maioria das aplicações. Estão disponíveis nos tamanhos de 09, 16 e 24, com espessuras variáveis entre 2 e 8 mm. A maior profundidade de corte possível usando o tamanho 24 é 21mm. Uma série especial está disponível para produzir canais e ranhuras a partir de 0,6mm de largura. Para aplicações que requerem profundidade extra, os usuários podem recorrer aos insertos FX com uma aresta de corte, que permitem profundidades até 80mm.

NOVA GEOMETRIA  - Os insertos GX com duas arestas de corte estão disponíveis em cinco geometrias diferentes. Entre as novidades, a geometria GD6 para usinagem de aço inoxidável, que possibilita o controle da forma do cavaco em diferentes taxas de avanço, resultando em maior segurança de processo, atributo fundamental quando se trabalha com inox.

Para a usinagem de aço e aço inoxidável, é possível escolher entre coberturas CVD e PVD. As classes PVD possuem cobertura multicamadas para operações de usinagem problemáticas, como baixas velocidades de corte perto do centro, vibrações etc. Outros materiais de corte também estão disponíveis para ferro fundido nas classes Tiger.Tec. Para metais não-ferrosos também estão disponíveis classes sem cobertura - nesse caso, o inserto recebe um polimento especial para prevenir a formação de arestas postiças.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas