A Remausme - Rede de Pesquisa de Materiais Avançados com Usinabilidade Melhorada realiza em setembro, nos dias 18 e 19, no Hotel Premium, em Campinas (SP), o workshop "Materiais avançados com usinabilidade melhorada". No evento, serão apresentados os resultados dos primeiros 12 meses de pesquisas para a melhoria da usinagem de materiais.

A rede é formada por 11 instituições acadêmicas, com apoio de sete empresas, entre elas a Aços Villares, Villares Metals e Fundição Tupy - e conta com financiamento do CNPq/Fundo Verde-Amarelo. Previsto para durar dois anos, o projeto está orçado em R$ 550 mil.

Álisson Rocha Machado, professor da Universidade Federal de Uberlândia e coordenador-geral da Remausme, explica que o trabalho foi dividido em quatro subprojetos: usinagem de ligas austeníticas (inox e ligas de níquel), tendo à frente o prof. Anselmo Diniz, da Unicamp; usinagem de ferro fundido (cinzento e vermicular), sob coordenação dp prof. Lourival Boehs, da Universidade Federal de Santa Catarina; materiais para matrizarias (aços endurecidos), com coordenação de José Divo Bressan, da Udesc; e usinagem de aços de livre corte, coordenado pelo próprio Machado.

Segundo o coordenador, em todos os subprojetos há a participação de representantes da indústria siderúrgica, da indústria de transformação e de pesquisadores de instituições de pesquisa, além da presença de especialistas em usinagem e em metalurgia. Segundo a Remausme, a definição dos quatro temas para compor os subprojetos se deve à especificidade dos produtos das metalúrgicas envolvidas e pela grande aplicabilidade dos mesmos, principalmente dentro da indústria automobilística, aeronáutica, biomédica e química.

A programação do evento ainda não está completa, mas poderá ser acessada em breve no site: www.remausme.com.br. Uma palestra internacional já está confirmada: a do prof. Emmanuel Ezugwu, da London South Bank University, da Inglaterra, falará sobre a usinagem de superligas.

Maiores informações e inscrições com Rosemar Batista pelo e-mail: rosemarbsilva@yahoo.com.br.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Feiras & Eventos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Feiras & Eventos