Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Makino e Sandvik desenvolvem solução para CGI

Mais notícias relacionadas a tecnologia & inovação:

Tipos de ferramentas de diagnóstico em computadores
Para identificar erros e reparar computadores, um técnico precisa de ferramentas de hardware e software.


Monitor industrial de LCD
Um monitor de LCD industrial difere da tecnologia dos desktops caseiros apenas em sua robustez.


Vettor inova com loja virtual no setor industrial
São aproximadamente 60 produtos para torres de resfriameto de água, em página totalmente dedicada à ...


A fabricante de máquinas Makino e a Sandvik Coromant desenvolveram solução inovadora para usinagem de CGI (ferro fundido vermicular). Após inúmeros testes, as empresas chegaram a um processo que consideram revolucionário e que permite a usinagem de cilindros de CGI em tempo similar ao necessário para usinagem de ferro fundido convencional. A novidade foi apresentada esta semana na IMTS, em Chicago.

O engenheiro responsável pelas pesquisas com CGI na Makino, David Woodruff, disse que o novo processo possibilitará o emprego do CGI na montagem de motores automotivos, reduzindo em cerca de 9% o peso comparativamente a outros materiais e processos. Considerando-se apenas o bloco do motor, o peso pode ser reduzido em 22%. Isto corresponde a 15% de redução no comprimento e 5% na altura e largura da peça.

"A nodularidade e resistência à tração do CGI também aumentam com a diminuição das paredes. Estas propriedades descobertas recentemente tornam o CGI ideal pra a produção de motores, onde materiais resistentes e leves são necessários, os quais podem absorver maior potência, desde que se use o máquinário, ferramentas e processos corretos", afirmou.

História do CGI - Em 1949, foi patenteado o ferro fundido nodular. Ao mesmo tempo, um material menos conhecido, batizado de Compacted Graphite Iron (CGI) também era patenteado. Na época, o CGI foi encarado apenas como uma curiosidade. Enquanto o ferro nodular tornou-se uma das principais matérias-primas das indústrias, o CGI nunca foi visto com seriedade, não obstante possuísse várias propriedades muito interessantes.

Embora não tão resistente quanto o nodular, o CGI é 75% mais resistente e mais de 75% estável que o ferro fundido cinzento. As características térmicas e de amortecimento do CGI estão no meio termo entre o nodular e o cinzento. Tem cinco vezes maior resistência à fadiga que o alumínio em elevadas temperaturas e o dobro da resistência à fadiga metálica que o ferro fundido cinzento.

All V-engines share a common design weakness, as there is a lot of flexing in the V-area between the cylinders when it is under power. CGI strengthens this physical area considerably. Rodas de avião e componentes de embreagem também podem ser feitos com CGI, como os discos de freio dos trens de alta velocidade da Europa, eliminando severas checagem de temperatura e rupturas.

Teoricamente um bloco de motor de CGI pode ser mais leve que bloco de alumínio para igual poder de desnidade. Motores de caminhões diesel classe 8 são cerca de seis vezes mais pesados que um motor a gasolina, assim o potencial para a redução do peso total é muito grande.

NOVO PROCESSO - A chave da novidade introduzida pelo processo da Makino e Sandvik tem três fatores principais. "O primeiro é o investimento em tecnologia para alterar completamente os métodos de processamento das operações", disse Woodruff. "A Makino desenvolveu novos processos utilizando máquinas como a Makino a81M, usada nos testes, muito apropriada a trabalhos com CGI, por ter sido desenvolvida suportar severas condições de usinagem, como é o caso do CGI".

O segundo passo foi o investimento em ferramenta de metal duro da Sandvik Coromant. Wayne Mason, especialista em motores automotivos da Sandvik Coromant, disse: "a revolucionária Long Edge Tool, desenvolvida com o emprego da tecnologia de serrilhado, é ideal para o fresamento ou mandrilamento de acabamento do cilindro de CGI. Isto capacita a produção de furos num único passo. CBN, cerâmicas e outras ferramentas especiais não podem ser usadas em CGI devido a microestrutura do material e a falta de enxofre".

O terceiro fator é o emprego do novo processo desenvolvido em conjunto pelas duas empresas, que está baseado numa patente da Makino, chamada de processo de usinagem Flush-Fine, que combina tecnologia de máquinas e ferramentas, permitindo eliminar a operação de semiacabamento do furo. Segundo a Makino, a eliminação dessa operação é um passo essencial para a economia de tempo e aumento da competitividade do processo, com a redução do tempo de corte do CGI. "Além disso, todos os custos de ferramenta, máquinas e suportes para esta operação foram eliminados.

Para a Makino, essa melhoria possibilita o desenvolvimento de outras operações, como o desbaste reto e o acabamento de brunimento, ainda que já se considere que o processo de desbaste é melhor atendido pelos métodos convencionais. Nos testes, insertos e ferramentas single-head provaram ser mais efetivos. A empresa sugere que o desbaste de furo em CGI pode ser realizado com fresa modificada com novo desenho de insertos com cobertura e geometrias otimizadas.

Makino e Sandvik acreditam que, nos próximos anos, a continuidade das pesquisas e testes irão provar que os trabalhos das duas empresas terão enorme impacto na usinagem de CGI. Existe grande potencial para a eliminação de outras operações de semiacabamento. Como exemplo, a Makino diz estar desenvolvendo ferramenta e processo de retificação que trarão vantagens neste aspecto. "Existem também várias promessas para o uso de cerâmica nessa área", diz o material de imprensa divulgado durante a IMTS.

Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a tecnologia & inovação:

Fundamentos do sistema hidráulico

No nível mais básico, qualquer sistema hidráulico pode ser explicado como uma força que é aplicada a um ponto, ou um pistão, e é então transmitida ...
Red&White cria solução para projetos pré-configurados de SAP

Solução recentemente lançada pela Red&White, que acelera e reduz os custos de implementação de sistemas de gestão SAP, o novo SAP R&W Gold ganha ...
Toyota testa carros que se comunicam entre si e com o trânsito

A Toyota está testando no Japão um sistema de segurança que permite a comunicação entre veículos e com as ruas e estradas. O chamado Intelligent Transport ...
Como funciona um circuito de ultrassom

Sons são ouvidos em toda a natureza, exceto no vácuo do espaço. Humanos e animais muitas vezes dependem do som para obter informações de navegação ...
Fluidodinâmica computacional

Fluidodinâmica computacional é o estudo do comportamento de fluidos - líquidos e gasosos - com o uso de poderosos computadores rodando softwares de métodos numéricos. O conhecimento da intera ...
Tudo sobre o AutoCAD

O AutoCAD, criado pela Autodesk, é o programa de desenho técnico mais utilizado em todo o mundo. Em sua versão 2012, tem mais de 1,25 milhões de ...
Tecnologias sem fio preparada para up grade industrial

A população mundial de usuários de smartphones subiu mais de um bilhão durante esta semana, e a adoção de tais dispositivos sem fio no ambiente industrial ...

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google