O desenvolvimento do produto tem mudado ao longo das últimas décadas. A introdução de modernos sistemas de informações e comunicação tem tido forte impacto no processo e na cultura de projetos. Uma significativa mudança aconteceu pela introdução de sistemas CAD 3D, permitindo o uso do modelo digital em muitos outros processos do ciclo de vida do produto.

Esse é o tema da palestra que Reiner Anderl, da Universidade de Darmstadt, da Alemanha, apresentará no 11º Seminário Internacional de Alta Tecnologia, que a Unimep organiza em Piracicaba no próximo dia 5 de outubro. Esta 11ª ediçõ do Seminário terá como tema "Inovações Tecnológicas no Desenvolvimento do Produto".

Em sua palestra, o professor Anderl irá apresentar os novos conceitos para a Visualização Colaborativa do Produto, incluindo a apresentação geral dos cenários de aplicação. Pretende ainda explicar como os dados da visualização estão integrados dentro dos modelos de dados do produto e como são usados no processo de colaboração para o desenvolvimento do produto.

Segundo Anderl, o envolvimento de fornecedores especializados no processo do projeto do produto exigiu novos métodos para distribuição do projeto. Normalmente, as equipes de projeto são formadas e espalhadas pelo mundo, envolvendo especialistas de várias disciplinas e domínios. Esta evolução aumentou fortemente a necessidade de colaboração em processos de engenharia.

A visualização colaborativa é dedicada aos novos métodos de visualização e ferramentas para suportar o processo de desenvolvimento colaborativo do produto. O desenvolvimento colaborativo do produto inclui aproximações concorrentes e simultâneas da engenharia para um apropriado desenvolvimento de produtos inovadores. Assim, compreende atividades em rede desde a definição do produto até iniciar a produção.

Nos cenários futuros, a visualização terá um importante e crescente papel e construirá uma ponte ligando as técnicas de modelamento avançadas, documentação e comunicação gráfica. Os desenvolvimentos de visualizações inovadoras, portanto, devem realçar fortemente a colaboração.

SEMINÁRIO - O evento - que será realizado no dia 5 de outubro, das 8 às 18 h, em Piracicaba - é organizado pelo Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM) da Unimep em parceria com a Darmstadt University of Technology (TUD), na Alemanha, procurou reunir os mais marcantes aspectos e expressivos resultados que caracterizam o desenvolvimento inovador e competitivo de produtos, para apresentá-los ao público brasileiro.

PROGRAMA

9h00 Abertura Solene - Teatro Unimep

9h30 Visualização Cooperativa do Produto - Prof. Dr.-Ing. Reiner Anderl - DiK - TU Darmstadt, Alemanha

10h15 Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto - Estado da Arte e Tendências - Prof. Dr.-Ing. Michael Abramovici - Ruhr-Universität Bochum, Alemanha

11h20 Representação Dinâmica e Processamento do Conhecimento no Processo de Desenvolvimento do Produto - Dipl.-Wirtsch.-Ing. Michael Thel - DiK - TU Darmstadt, Alemanha

12h05 Prof. Dr. Terrence Fernando - University of Salford, Inglaterra

14h40 Proteção da Propriedade Intelectual no Processo de Desenvolvimento do Produto - Dr.-Ing. Erik Claassen - engineering methods AG, Alemanha

15h25 Agregando valor ao produto durante o seu ciclo de vida - Dr. Ir. W. F. Gielingh - Management Consultant, Holanda

16h30 Engenharia Colaborativa sob a perspectiva da Cadeia de Suprimentos Joachim Schwab - EDAG Engineering + Design AG, Alemanha

17h15 Programa de Estabilização Eletrônica com a função Roll-Over Mitigation - Alexandre Lopes Almeida - Volkswagen do Brasil, Brasil.

Os participantes receberão um Certificado de Participação expedido pela Universidade Metodista de Piracicaba - Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo.

Maiores informações na Secretaria do Seminário, com Beatriz ou Tatiane, pelo fone: (19) 3124-1792; fax: (19) 3124-1788 ou pelo e-mail: [email protected]

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Feiras & Eventos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Feiras & Eventos