A japonesa Nippon Steel Corp. pretende comprar uma participação direta inferior a 2 por cento na Usiminas, informou no domingo uma fonte próxima às negociações.

O acordo vai ser concluído no início desta semana, afirmou a fonte, sem dar mais detalhes sobre o negócio.

A empresa japonesa pretende comprar uma participação de 1,7 por cento da Usiminas até o fim do ano, disse o jornal Nihon Keizai Shimbun no domingo. A Nippon já integra um consórcio de empresas japonesas que é o maior acionista individual dentro do bloco de controle da Usiminas, com 19,4 por cento do capital.

Os sócios da Usiminas intensificaram este ano conversas para realizar uma reestruturação acionária na companhia, motivada pelo desejo já declarado por um dos acionistas, a Companhia Vale do Rio Doce, de integrar o bloco de controle da siderúrgica.

A Nippon Steel, terceira maior siderúrgica do mundo e líder no Japão, também avalia sua participação no projeto de construção de um alto-forno da Usiminas, segundo o jornal. A Usiminas está em busca de um sócio estrangeiro para produzir 5 milhões de toneladas de placas de aço no novo alto-forno.

"Nós estamos avaliando os méritos de diversas medidas em cooperação com a Usiminas", disse a Nippon Steel em um comunicado no domingo. "Nada foi decidido."

A Usiminas planeja investir cerca de 3,4 bilhões de dólares em uma nova usina capaz de aumentar em 50 por cento a sua capacidade de produção de aço até 2010, para 15 milhões de toneladas anuais.

Autor(es): Reuters

facebook      twitter      google+

Comércio Internacional
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Comércio Internacional