O Grupo Sandvik AB anunciou na semana passada ter chegado a acordo com o grupo finlandês Metso Oy para a compra da Metso Powdermet AB. A operação envolve apenas a unidade que a Metso possui na Suécia - as da Finlândia serão mantidas no grupo. A operação deve ser concluída até o final deste ano.

Segundo o anúncio do grupo Sandvik, a Metso Powdermet é uma das líderes mundiais em metalurgia do pó na produção de componentes pelo processo hot isostastic pressing (HIP-technology), que possibilita a manufatura de peças próximas à forma final (near net shape). A companhia desenvolve e entrega componentes customizados em altas ligas de aço, assim como ligas baseadas em níquel e cobalto. Os principais clientes da Metso estão nos setores de energia e offshore.

Uma das divisões do grupo, a Sandvik Materials Technology, já atua no campo da metalurgia do pó, produzindo tarugos numa planta na Suécia e materiais de alta liga no Reino Unido. Com a aquisição, a Sandvik pretende fortalecer sua posição em segmentos estratégicos importantes nas áreas de óleo e gás, energia e na tecnologia médica.

"Hoje, a Sandvik Materials Technology já conta com expertise em tecnologia dos materiais e metalurgia do pó. A aquisição nos fornecerá acesso à expertise complementar, necessária para conquistar posição significativa no que diz respeito ao desenvolvimento das aplicações e produção por metalurgia do pó de componentes próximos à forma final", disse Peter Gossas, presidente da Sandvik Materials Technology.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia