Uma área de 2.000 metros quadrados com um layout especialmente elaborado para possibilitar o melhor fluxo de produção, de forma a reduzir custos e evitar desperdícios, e por isso mesmo batizado de “layout lean”, é o espaço que a Bosch reservou, em sua unidade fabril de Curitiba (PR), para abrigar 70 novas máquinas. Esses equipamentos, adquiridos recentemente, serão utilizados na usinagem de corpos para injetores denominados CRI-N, aplicados em veículos diesel médios e pesados. A Okuma está participando desse projeto inovador através do fornecimento de mais de 20 tornos da série LB 300 e LU 300.

“Estamos totalmente engajados nessa iniciativa pioneira da Bosch, principalmente porque não se trata de uma mera transferência de linha de produção para a unidade de Curitiba, mas sim de um projeto que foi desenhado especificamente para a fabricação de um tipo inédito de dispositivo. Nenhuma outra planta da Bosch, no mundo, fabrica esses corpos para injetores”, destaca Alcino Bastos, gerente geral da Okuma. As máquinas fornecidas serão utilizadas para usinagem das peças, trabalhando seis dias por semana, em três turnos diários.

José Mauro Pelosi, vice-presidente da Unidade de Sistemas Diesel da Robert Bosch, destaca que foi realizada uma concorrência técnico/comercial para a escolha das máquinas e as da Okuma acabaram vencendo devido ao excelente desempenho e por terem apresentado a melhor relação custo/benefício. “Na primeira etapa tratava-se apenas da compra de equipamentos, mas agora estamos negociando com a Okuma uma proposta para que a empresa também assuma a manutenção preventiva e corretiva das mesmas”, acrescenta Pelosi.

Os corpos para injetores modelo CRI-N fabricados na nova linha de produção serão montados na planta de Curitiba, sendo que parte deles serão destinados à exportação e montados nas unidades fabris da Bosch nos Estados Unidos, Alemanha e China.

Sobre a Okuma

A Okuma Corporation foi fundada em 1898 pelo Sr. Eichi Okuma, em Oguchi, cidade próxima a Nagoya, no Japão. Originalmente produziu outros tipos de equipamentos, iniciando a fabricação das primeiras máquinas operatrizes em 1904 e do primeiro torno horizontal, em 1918. Atualmente sua linha de produtos inclui centros de usinagem horizontal, centros de usinagem vertical, tornos e retíficas (universais, angulares, cilíndricas-planas em diversos modelos e portes). Em termos globais a empresa emprega cerca de 2.200 funcionários e está presente em todos os continentes, com faturamento anual da ordem de US$ 1.4 bilhão.

A subsidiária brasileira iniciou sua atuação no país em 1997, reportando-se à filial norte-americana, a qual responde pelos negócios do grupo em toda a América Latina. A base instalada no continente sul-americano supera mil máquinas. O Brasil é o maior mercado da Okuma na América do Sul, respondendo por 75% das vendas.

Sobre a Bosch

Fundado por Robert Bosch, em 1886, na cidade de Stuttgart (Alemanha), o Grupo Bosch nasceu como um “Centro de Estudos de Engenharia Elétrica e Mecânica de Precisão” e, desde então, tem sido associado a invenções e inovações tecnológicas. Hoje o grupo é um dos líderes mundiais no desenvolvimento de bens de consumo e de tecnologias para as áreas automotiva, de construção e industrial. Presente em mais de 140 países, a Bosch conta com uma cadeia de produção, vendas e suporte distribuídos em 280 subsidiárias e possui mais de 12 mil centros de serviço.

No Brasil a empresa está presente desde 1954, onde fabrica e comercializa equipamentos para as áreas automotiva, industrial e de bens de consumo/construção, contando com nove fábricas nos estados de São Paulo, Paraná e Bahia, que respondem por 14.600 empregos diretos. O país é considerado estratégico por concentrar as atividades da América Latina. Atualmente a Bosch é a única empresa a produzir e fornecer para o mercado brasileiro os modernos sistemas de injeção eletrônica Diesel, e ainda exporta seus produtos para a Europa, Estados Unidos e Ásia.

Autor(es): Vervi Assessoria e Comunicações

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística