A linha de bedames é um marco importante na história da Iscar. Um dos primeiros grandes sucessos da empresa no mercado internacional - na década de 1970 - foi o Self Grip, pioneiro entre os bedames intercambiáveis. Desde então, inúmeras novidades nessa área têm sido apresentadas pela empresa israelense, como foi o caso do primeiro bedame multifunção (para canal e torneamento bilateral) e os bedames com pastilhas torcidas.

Com o intuito de manter essa tradição, a Iscar acaba de lançar o Tang Grip, que apresenta inédito sistema de fixação tangencial da pastilha. Conforme Marcelo Bueno, gerente de Produto - Torneamento, a família Tang Grip - composta de pastilhas de 2 a 6 mm - traz inúmeras vantagens, a começar da maior vida útil, até 30% superior à da linha anterior. "Além disso, o desenho da geometria de corte da pastilha possibilita maior controle do cavaco, protegendo o porta-ferramenta", diz, explicando que o sistema tangencial produz maior aperto, impedindo que a pastilha se solte durante o retrocesso, ao mesmo tempo que a rigidez da fixação garante uma superfície mais retilínea e maiores taxas de avanço.

No início de 2007, será lançado no mercado nacional o Tang Cut, versão para usinagens pesadas - com pastilhas de 8 e 10 mm de espessura - com as mesmas vantagens do Tang Grip.

Novidade já disponível no Brasil é o Jet Cut, sistema que possibilita a refrigeração direcionada à zona de corte. Com isso, reduz a temperatura na região de corte, evita a formação de aresta postiça e melhora o controle do fluxo. Bueno explica que na refrigeração convencional o cavaco impede que o fluido chegue à zona de corte. "Com a refrigeração direcionada através de um de um furo central na pastilha, o Jet Cut possibilita aumento da vida útil da ferramenta em até cinco vezes", garante.

No próximo trimestre também chega ao mercado um novo membro da família PentaCut, o bedame de cinco arestas em formato de estrela. O atual permite o corte de barras com até 12 mm de diâmetro. O novo PentaCut, com 10,4 mm, possibilitará o corte de barras maciças de até 20 mm. A ferramenta também estará disponível numa nova geometria, a PF, wiper, que melhora o acabamento.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas