A Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme) e a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) lançam na próxima segunda-feira (04) a primeira edição do Catálogo Gemas de Mato Grosso.

O catálogo tem o objetivo de apresentar a tipologia e a localização das principais ocorrências de diamantes e gemas já identificadas, de modo a selecionar as áreas cujas unidades geológicas possam se tornar grandes produtores desses bens minerais.

“Com a produção do Catálogo Gemas de Mato Grosso, o Governo do Estado quer contribuir para o desenvolvimento do setor de artesanato mineral, lapidação e joalheria no Estado, fomentando o uso de nossas riquezas minerais e contribuindo com a geração de emprego e renda”, afirma o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan.

Na primeira edição do Catálogo, além do diamante são apresentadas dez gemas encontradas no Estado, entre elas: granadas, zircão, diopsídio, quartzo, ametista, cristal de rocha, quartzo enfumaçado, quartzo róseo, turmalinas e ágatas.

“O Catálogo Gemas de Mato Grosso mostra que nosso Estado além de possuir uma das maiores reservas de diamante do país, tem demonstrado através dos levantamentos geológicos executados, um grande potencial para a produção de pedras coradas”, ressalta Furlan.

O evento de lançamento do Catálogo será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, às 19h, do dia 04 de dezembro. A entrada só será permitida mediante confirmação de presença antecipada. Informações (65) 3648-1274.

Autor(es): 24 Horas News

facebook      twitter      google+

Feiras & Eventos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Feiras & Eventos