Sistema de fixação para máquinas de cabeçote móvelA Sandvik Coromant acaba de lançar o sistema de fixação QS, porta-ferramentas voltado para máquinas de cabeçote móvel. "Esta solução é uma alternativa produtiva e que economiza tempo em relação aos porta-ferramentas convencionais, usados em máquinas com cabeçote móvel Citizen Cincom", avalia Antonio José Giovanetti, especialista de produtos da Sandvik Coromant do Brasil.

O set-up rápido do sistema na máquina é a chave do sucesso na usinagem de peças pequenas. "O conjunto QS ajuda a reduzir o tempo de parada máquina e transforma a troca de ferramentas em um procedimento de apenas duas etapas, contra as cinco etapas dos porta-ferramentas convencionais de uma só peça", explica Giovanetti.

A Sandvik Coromant oferece uma gama de kits para uma série de tornos Citizen modelo Cincon, compostos de um porta-ferramentas curto, limitador e cunha com mecanismo "tipo mola" para produtividade elevada. A liberação do porta-ferramenta feita por um único parafuso reduz a troca da ferramenta de 3 minutos para 1. Além disso, as cunhas com mecanismo "tipo mola" garantem uma extração rápida e segura, reduzindo o risco de queda do suporte. Uma vez na máquina, a posição da aresta da pastilha é automaticamente ajustada, devido ao contato entre o suporte curto e o limitador.

O posicionamento e a fixação altamente segura do porta pastilha no sistema QS melhora a precisão e a repetibilidade, o que é garantida com movimentos menores ou iguais ao de uma ferramenta sólida mesmo durante o torneamento frontal e reverso. Os porta-ferramentas para o sistema estão disponíveis em uma ampla gama de soluções produtivas.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos