No subsolo de Madrid

No subsolo de MadridWEG fornece motores para um dos maiores projetos subterrâneos do mundo. Cerca de 900 smoke motors equipam o sistema de ventilação da Rua 30, rota de distribuição de tráfego no centro de Madrid, na Espanha.

A subsidiária WEG na Ibéria forneceu cerca de 900 motores para extração de fumaça, chamados de smoke motors, capacitados para operar em temperaturas de até 400°C com potências entre 15 e 630 KW para a Zitrón, empresa responsável pela análise e design do sistema de ventilação da reconstrução da Rua 30, em Madrid, na Espanha, uma auto-estrada que serve de rota de distribuição de tráfego no centro da cidade.

O tráfego de Madrid está em crise. Atualmente, mais de 300 mil veículos e aproximadamente 500 mil pedestres circulam pelo túnel da Rua 30 todos os dias. O projeto de reestruturação, que teve início em 2004 e deve ser finalizado somente em 2007, inclui aumento na capacidade da auto-estrada, recuperação do meio ambiente dos arredores da via e limpeza e regeneração do Rio Manzanares, principal da cidade. A obra constitui-se, ainda, num incremento das conexões radias da via através de estradas secundárias que irão reduzir significantemente o tempo de viagem dentro da cidade.

Essas novas sessões compõem 99 km de novas vias, dos quais 56 km serão cobertas por túneis. Os motores WEG irão equipar os ventiladores axiais dos túneis. Parte deles estão sendo produzidos na fábrica WEG de Portugal enquanto outros serão enviados do Brasil. O pedido inclui ainda testes de temperatura. O projeto espanhol está orçado em quase € 4 bilhões.

Testes

Antes de serem entregues à Zitrón, os motores, de 15 e 18.5 KW a 1.500 rpm, foram testados no laboratório de San Pedro de Anes (Asturias). Certificados pela CTICM desde 2002, os motores operaram ventiladores por uma hora a temperatura ambiente. Em seguida, foram novamente acionados enquanto a temperatura foi sendo elevada para atingir 400ºC em no máximo 10 minutos, e permaneceu assim por duas horas consecutivas. Os motores suportaram a temperatura sem emitir fumaça alguma e foram aprovados.

Dentro de um túnel como o da Rua 30, o sistema de ventilação deve ser impecável. Uma temperatura como esta é muito difícil de ser alcançada, mas a idéia é justamente esta: prevenção.

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