O que é minério de ferro

O que é minério de ferroO minério de ferro é uma rocha ou mineral de ferro que possui uma variedade de cores, incluindo cinza escuro, amarelo, roxo profundo e vermelho oxidado. O ferro vem na forma de óxidos de ferro, como magnetita, hematita, limonita ou siderita. As formas economicamente viáveis de minério de ferro contêm entre 25% e 60% de ferro. Nos velhos tempos da mineração, alguns minérios de ferro tinham 66% e podiam ser colocados nos altos-fornos diretamente. Estes eram conhecidos como “minérios naturais”.

As três principais fontes de ferro minério de ferro estão em depósitos de minério de magnetita magmática e minério de hematita. O minério de ferro é extraído da maioria das formações ferríferas bandadas, estruturas geológicas estabelecidas em sua maioria entre 3 e 1,2 bilhões de anos atrás. Formações com bandas de ferro são encontrados em todos os continentes, mas especialmente em locais como a Austrália, Brasil e Estados Unidos.

minério de ferroOutra fonte importante de minério de ferro é encontrada como depósitos de magnetita magmática, formados durante as erupções vulcânicas antigas que lançaram grandes quantidades de magnetita, formando camadas cristalizadas. O granito associado a esses depósitos foram encontrados em lugares como Malásia e Indonésia, que exigem muito pouco de pós-processamento para extrair o ferro. A titanomagnetita, uma classe especial de minério de ferro magnetita magmática, também serve como uma fonte de titânio e vanádio, que são extraídos através de empresas especializadas em mineração.

Uma terceira fonte de minério de ferro está em depósitos de minério de hematita, que são encontrados em todos os continentes, especialmente na Austrália, Brasil e Ásia. O tipo de minério de hematita provém de formações ferríferas bandadas que sofreram alteração química durante bilhões de anos devido aos fluidos hidrotermais. No Brasil, o maior produtor mundial de minério de ferro, a Vale, utiliza o minério de hematita. A Vale produz 15% do fornecimento de ferro para todo o mundo. No total, a produção mundial de minério de ferro é de cerca de um bilhão de toneladas métricas.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password