A Marcopolo foi considerada a maior exportadora da Região Sul, na categoria montadora de ônibus. Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa foi apontada no Anuário Expressão de Exportações 2004, que destaca as "300 Maiores Exportadoras do Sul". O prêmio é concedido pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e pela Editora Expressão.

No ano passado, a Marcopolo enviou 4.400 carrocerias para o exterior, o que gerou uma receita de R$ 636 milhões. Os principais mercados de atuação da empresa são a África, o Oriente Médio e a América Latina.

Os ônibus destinados ao mercado externo são enviados em CBU (unidades completamente montadas), SKD e PKD (unidades parcialmente desmontadas) e CKD (unidades totalmente desmontadas). Esses diferentes sistemas são adaptados de acordo com as condições disponíveis em cada país importador.

Fundada em 1949, a Marcopolo iniciou suas exportações em 1961 para o Uruguai. Hoje, com estrutura organizacional que atende o mercado global, fornece para 70 países dos cinco continentes. Além dos veículos produzidos no Brasil, para ampliar a sua atuação no exterior, desenvolveu um processo com base na instalação de fábricas e linhas de produção em regiões estratégicas.

Atualmente, a empresa possui cinco unidades fabris no Brasil - três em Caxias do Sul (RS), uma no Rio de Janeiro (RJ) e uma em São José dos Pinhais (PR) - e outras cinco no exterior - Argentina, Colômbia, México, Portugal e África do Sul. A companhia também está presente na China, em Changzhoug, com transferência de tecnologia.

Autor(es): Assessoria de Imprensa da Marcopolo

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas