Alcoa adquire área em SC para ampliar projetos ambientais

A Alcoa adquiriu uma área de preservação em Tubarão, Santa Catarina, vizinha à unidade da empresa no município. O local, que era de propriedade particular, possui 12 hectares, sendo 85% de mata nativa, com 176 diferentes espécies botânicas. A companhia atua no Estado catarinense fabricando produtos extrudados e anodizados de alumínio e perfis, destinados aos mercados da construção civil e indústrias moveleira e automobilística.

Além disso, a Alcoa participa dos consórcios das usinas hidrelétricas Barra Grande e Machadinho, ambas na divisa do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que estão proporcionando relevante contribuição ao desenvolvimento socioeconômico da região.

A empresa, que tem como pilar de todas as suas atividades a sustentabilidade, pretende utilizar a área comprada para implementação de programas ligados às boas práticas de gestão ambiental, além de desenvolver projetos educacionais no local.

“Essa aquisição vem dar continuidade às políticas de sustentabilidade da Alcoa, que tem como principais objetivos o respeito ao meio ambiente e as parcerias com as comunidades onde a empresa atua. É também uma forma de mostrar os valores disseminados pela companhia, que incentivam ações para promover a saúde, o bem-estar das pessoas e do ambiente”, afirmou Alfredo Piotrovski, gerente da unidade da Alcoa em Tubarão. “Estamos há quase 20 anos na região, atuando por meio de uma política bastante consistente e séria nessas três áreas”, disse o gerente.

Parque em minas gerais

A companhia possui um parque ambiental em Poços de Caldas (MG) desde 1993, e outro em São Luís (MA), inaugurado em 1996. Na cidade mineira está localizada a primeira fábrica da Alcoa no país e, na capital maranhense, o consórcio Alumar (Alumínio do Maranhão), do qual a Alcoa faz parte.

Esses parques promovem atividades como palestras, oficinas de educação ambiental para crianças, desenvolvimento de projetos com universidades e passeios em trilhas, além da preservação de espécies nativas. O Parque Ambiental Alumar, localizado em uma área de 1.800 hectares ao redor da fábrica, já recebeu mais de 100 mil visitantes em dez anos. No caso de Poços de Caldas, entre 1993 a 2005, foram 73.727 visitantes. Só no ano de 2005, 6.950 alunos e professores estiveram no local. Neste período, também foram realizadas atividades externas, como projetos educativos, palestras em universidades e treinamentos sobre o meio ambiente, que beneficiaram 1.528 pessoas. Está localizado em uma área de 331,5 hectares, com três pavilhões de cem metros quadrados cada um, feitos em vidro e eucalipto tratado.

Há 42 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes e no mercado industrial.

A companhia possui 129 mil funcionários em 44 países e foi nomeada, em 2007, pela terceira vez consecutiva, como uma das empresas mais sustentáveis do mundo, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça.

Grupo apóia luta pelo clima

A Alcoa também integra pela quinta vez o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A companhia é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership -USCAP), uma associação composta por dez importantes companhias norte-americanas e ONGs ambientais dedicadas ao trabalho pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina, a Alcoa conta com mais de 6.000 funcionários e possui operações em seis Estados brasileiros (Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão, e Serra do Facão, entre os Estados de Goiás e Minas Gerais.

A empresa foi reconhecida no “Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006”, publicado pela revista “Exame” nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no site www.alcoa.com.br. JC

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password