Entre as principais novidades da Mitsubishi Materials na Feimafe estão a ampliação da linha de fresas MStar, a classe de CBN integral MBS-140 e, na área de cermets, a classe NX3035. Destaque para a classe UE6110, voltada para o torneamento de aços. Além da cobertura normal de nitreto de titânio, esta classe traz como novidade a cobertura lateral de óxido de alumínio.

Esta cobertura lateral incorpora recente tecnologia - desenvolvida no Centro de Pesquisas da Mitsubishi, no Japão - de cobertura com crescimento controlado de nanopartículas de óxido de alumínio (Al2O3). Segundo a empresa, aplicada na lateral da pastilha, esta cobertura melhora significativamente a resistência dos insertos ao desgaste, aumentando a durabilidade e a estabilidade da vida útil da ferramenta. Além disso, a cobertura lateral evita a formação de arestas postiças.

A nova classe também tem melhor resistência a trabalhos com corte interrompido o que contribui o para a boa aceitação do produto no mercado nacional, devido ao alto desempenho e à previsibilidade da vida da ferramenta.

Outra novidade é a ampliação da linha de fresas MStar, cujo o programa se estende de 0,1 mm até 25 mm de diâmetro. Disponíveis em 2, 3 e 4 cortes, a linha é composta de fresas de topo reto, topo esférico, topo com raio e com corte cônico. São mais de 30 tipos e mais de 1500 tamanhos, sendo que algumas dessas fresas eliminam a necessidade de corte em rampa, podendo furar e fazer rasgos.

Na área de CBN, a novidade é a classe de CBN integral MBS-140, que oferece grande profundidade de corte na usinagem de ferro fundido. Já na área de cermet, o lançamento é a classe NX3035, voltada para o torneamento de acabamento. Resistente a fraturas, à fadiga térmica e ao desgaste, possibilita a realização de trabalhos com refrigeração, recurso pouco usual na usinagem com cermets. Trata-se de uma ferramenta mais resistente a altas temperaturas, possibilitando performance mais previsível. A nova composição do substrato melhora o acabamento superficial, devido ao aumento da resistência ao microlascamento.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos