A fabricante de implementos rodoviários Pastre (Quatro Barras – PR) vem investindo em inovação tecnológica e é a pioneira no Brasil na utilização de chapas de aço da siderúrgica SSAB, da Suécia. Com a utilização deste aço, que é mais leve e resistente, a empresa conseguiu uma redução de aproximadamente 20% no peso total dos equipamentos, de acordo com as configurações de cada produto.

Inicialmente, a fabricante usou aço mais leve e resistente na fabricação do semi-reboque bitrem basculante geração II, que foi batizado de “carreta mais leve do País”, lançado na Fenatran de 2005. Devido ao grande avanço tecnológico, a Pastre recebeu premiação internacional da SSAB e foi indicada a dois prêmios nacionais. Esteve entre as finalistas na categoria “inovação tecnológica” do Prêmio AutoData e na categoria “melhor fabricante de implementos” do Prêmio NTC & Logística.

Apesar de a Pastre já fabricar bitrens basculantes, o projeto do Geração II com o aço sueco é inédito no país. Foi desenvolvido para atender as necessidades do mercado nacional, que busca, cada vez mais, produtos resistentes e de menor peso. “Atualmente, as maiores empresas brasileiras do setor já implantaram ou estão em fase de implantação deste material em suas linhas de produção, seguindo o exemplo de sucesso da Pastre”, afirma o gerente industrial da empresa, Lauro Pastre Junior.

Ainda de acordo com Lauro Pastre, utilizando essa nova tecnologia, que possui propriedades excepcionais, a empresa está participando ativamente de uma transformação no mercado de transporte de cargas brasileiro e contribuindo, inclusive, para a conservação das estradas, uma vez que a transportadora vai poder carregar mais produto sem ter que ultrapassar o peso máximo regulamentado pelo DNIT.

Perfil da Pastre

A Pastre atua no ramo de implementos rodoviários desde 1974, trabalha na industrialização de terceiros eixos, caçambas, carrocerias, plataformas, reboques, semi-reboques, bitrens, dentre outros. A indústria tem 92.000m² de área aproximada, sendo 12.000m² de área construída, com capacidade de fabricação de 250 unidades/mês. A sede fica em Quatro Barras, no Paraná.

Autor(es): Assessoria de Imprensa

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação