Até domingo (30) estão abertas pela internet as inscrições antecipadas para o XI Seminário de Automação de Processos, que será realizado em Porto Alegre (RS), na próxima semana, entre os dias 3 e 5 de outubro. Após a data, só serão aceitas adesões no local do evento: Centro de Convenções do Hotel Plaza São Rafael, na capital gaúcha.

Focada na atualização tecnológica, a programação do seminário prevê a apresentação de 64 trabalhos de empresas siderúrgicas, metalúrgicas e de exploração mineral, bem como de universidades e fornecedores de equipamentos, serviços e de tecnologia. “Este ano tivemos um aumento significativo de trabalhos inscritos e, conseqüentemente, de trabalhos a serem apresentados, o que nos levou a dividir a programação técnica em três salas”, comenta o coordenador do evento, Evandro Soares Bernardes, especialista em Automação da ArcelorMittal Timóteo.

Os temas contemplados envolvem Automação e Controle, Inteligência Computacional, Sistema de Suporte, Wireless, MES, Tratamento de Imagem, Tecnologia da Informação e Segurança da Informação, o que vai possibilitar, segundo Evandro, uma rica oportunidade para compartilhar experiências e nivelar conceitos, com resultados positivos para as empresas no desenvolvimento de novas soluções e de maneira mais rápida nas diversas áreas.

Um exemplo internacional bem-sucedido será apresentado pelo especialista Thomas Matschullat, pesquisador da Siemens VAI Germany sobre um novo modelo de medição do nível de escória nos fornos de aciaria.

A segurança da informação, preocupação latente nas diversas empresas, também será um dos destaques da programação, com espaço nas sessões técnicas e um curso específico ministrado pelo professor da Usp, André Riyuiti Hirakawa.

“Interligar os diversos sistemas de automação ao módulo corporativo já é uma realidade nas empresas, possibilitando disponibilizar informações de forma ágil e confiável para a tomada de decisão dos gestores”, diz Evandro, lembrando também dos riscos.

“A propagação de vírus e de informações sigilosas de um nível a outro são passíveis de ocorrer, assim como a sobrecarga das redes, afetando o desempenho dos próprios sistemas. Por isso, no curso serão discutidos os riscos e apresentadas as ferramentas para evitá-los”.

Além da parte técnica, a programação prevê uma palestra especial sobre ética, a cargo do professor Lélio Lauretti, “Trata-se de um tema bastante interessante e que vem sendo incorporado na cultura das empresas. Hoje, um dos valores de uma corporação é sua visão de mundo. As empresas globalizadas buscam parceiros que se preocupam com o ser humano, com o meio ambiente e que respeitam as leis”, afirma.

Os resumos dos trabalhos que serão apresentados no evento podem ser acessados na webpage www.abmbrasil.com.br/seminarios/automacao/2007.

Inscrições antecipadas devem ser feitas exclusivamente pelo endereço (www.abmbrasil.com.br/seminarios/automacao/2007/inscricao).

Mais informações com Cíntia, pelo telefone: (11) 5534-4333, ramal 122 ou e-mail: [email protected]

Autor(es): ABM - Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais

facebook      twitter      google+

Cursos & Treinamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Cursos & Treinamentos