Baosteel fala em retração nos próximos anos

Após ter aumentado significativamente, a produção siderúrgica na China deverá sofrer retração nos próximos anos, de acordo com o presidente da companhia chinesa Baosteel, Xu Lejiang. O representante da maior siderúrgica chinesa declarou que a demanda por minério de ferro do país cresceu quatro vezes em um período de cinco anos, para atender o crescimento da indústria.

Leijing esteve em Vitória (ES), para a inauguração da joint-venture da Baosteel com a Companhia Vale do Rio Doce. Juntas as empresas prometem construir uma siderúrgica na cidade com capacidade para produzir 5 milhões de toneladas de aço por ano, volume que pode chegar a 10 milhões de toneladas, dependendo da demanda do mercado. O investimento, orçado em cerca de US$ 5,5 bilhões, inclui um terminal portuário e uma ferrovia.

A freqüente especulação sobre o preço do minério de ferro para 2008 foi evitada. Enquanto o executivo chinês garantiu não estar discutindo o tema, o presidente da Vale, Roger Agnelli, evitou falar sobre o assunto. Um possível reajuste do preço do minério para 2008, depois de tímido aumento em 2007, tem impulsionado as ações da Vale e de outras mineradoras nos últimos dias.

Em busca de novo sócio

O diretor-executivo de Ferrosos da Vale, José Carlos Martins, afirmou que a joint-venture busca um terceiro sócio para o projeto. A Vale e a Baosteel estariam conversando com possíveis interessados a ficar com uma fatia de 20% do investimento, dentre os quais, o BNDES. A mineradora chinesa pretende deter até 60% do empreendimento, enquanto 20% ficariam com a Vale.

Embora o BNDES esteja entre os interessados, Martins afirma que o banco poderá ter limitações devido a exigências de volume de conteúdo nacional a ser utilizado no projeto, o que abre caminho para que investidores ou mesmo um banco de fomento da China participem do projeto. (Fonte: Monitor Mercantil – Rio de Janeiro,RJ)

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password