Um dispositivo de medição de temperatura instalado nos equipamentos de Lingotamento Continuo da Usiminas foi o grande vencedor do prêmio Siemens de Automação Industrial de 2007. O associado da ABM, engenheiro José Raposo Barbosa, representando os demais autores do trabalho, recebeu a premiação das mãos do diretor Técnico da Siemens Vai, Iorg Schwelberger, na solenidade de encerramento do XI Seminário de Automação de Processos, dia 4, em Porto Alegre (RS).

Além de um belo troféu, Barbosa ganhou da Siemens uma viagem de uma semana à Alemanha. Em reconhecimento à contribuição técnica apresentada no X Seminário de Automação de Processos, em 2006, a ABM também conferiu ao associado um troféu e um diploma.

Emocionado e feliz, Barbosa disse que a premiação é resultado do trabalho em equipe e um estímulo para o desenvolvimento de novas soluções. “É muito gratificante ver nosso trabalho reconhecido em público e perante a nossa comunidade”. Animado para conhecer a Alemanha, disse que será uma “rara oportunidade para conviver com uma nova cultura, passear e adquirir novos conhecimentos tecnológicos”.

Intitulado “Sistema de Medição Contínua de Temperatura do Aço Líquido no Distribuidor Utilizando Pirômetro de Fibra Óptica”, o trabalho tem como autores, além de Barbosa, Adílson Yukishique Suda e Fabiano Corrêa Martins, engenheiros da Gerência de Instrumentação das áreas de Redução, Aciarias e Energia.

A metodologia utiliza um manipulador mecânico, uma cerâmica de alumina como corpo negro, um pirômetro de fibra óptica e um dispositivo de refrigeração e proteção do sensor. Foram utilizados métodos comparativos através de medição com termopar do tipo “S” e a experiência operacional para a implementação da nova medição.

Barbosa explica que os principais benefícios do sistema, assim que entrou em operação em duas máquinas de Lingotamento Contínuo da Usiminas, foram a redução dos custos operacionais e o aumento da segurança para o operador de plataforma. “Agora ele fica muito menos exposto à zona de risco e às altas temperaturas, por isso, nossa meta é instalar o dispositivo nos outros dois equipamentos de Lingotamento Contínuo”.

Foto: José Raposo Barbosa recebeu a premiação das mãos do diretor Técnico da Siemens Vai, Iorg Schwelberger

Autor(es): ABM - Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais

facebook      twitter      google+

Máquinas & Equipamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Máquinas & Equipamentos