Mapal lança alargador com insertos tangenciais

Mapal lança alargador com insertos tangenciaisUm dos destaques no estande da Mapal na feira EMO 2007, na Alemanha, o alargador tangencial TRA, com guias, combina o fácil manuseio (quando se faz o ajuste de diâmetros com excelentes resultados na usinagem em relação a circularidade), qualidade da superfície e forma cilíndrica. A ferramenta utiliza apenas um parafuso de regulagem para fazer o ajuste de diâmetros, não necessitando ajustar o back taper: os ótimos valores para o ângulo secundário de corte estão incorporados diretamente no alojamento preciso para os insertos tangenciais no alargador.

O ajuste também é facilitado, sendo também possível ajustar ferramentas com auxilio dos equipamentos de regulagem Mapal. Por exemplo, ao girar-se o único parafuso de ajuste, a aresta de corte é posicionada para o diâmetro correto por meio de uma cunha, o que pode ser confirmado com o micrômetro de precisão. Segundo a Mapal, assim “os alargadores são ajustados às dimensões necessárias de maneira extremamente rápida e confiável”.

Os insertos estão localizados tangencialmente na face do alargador. Assim, com a geometria do inserto extremamente positiva, o esforço de corte é reduzido, consumindo menos potência de máquina e garantindo melhor estabilidade de processo.

A fabricante informa ainda que a série standard de alargadores TRA abrange uma gama de diâmetros de 20 a 60 mm com apenas um tamanho de inserto. Os insertos são extremamente estáveis, estão disponíveis em diversos materiais de corte e geometrias, incluindo insertos de PCD e CBN. Além das ferramentas com haste cilíndrica e cabeças intercambiáveis com conexão HFS, são usados com os adaptadores HFS. Estão também disponíveis em versões especiais.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password