A Sandvik do Brasil lança no mercado brasileiro soluções para a indústria ortopédica, como implantes e instrumentais ortopédicos. A Sandvik já atuava nesse segmento de mercado no Brasil oferecendo a matéria-prima para a manufatura desses produtos, que são as ligas especiais de metal de alta tecnologia.

Agora, passa a incorporar a prestação de serviços para fabricação de implantes e instrumentais cirúrgicos, em etapas como forjamento de usinados, polimento e até o tratamento de superfície.

Os produtos e serviços da Sandvik Medical Technologies (braço empresarial do grupo que atua nesse segmento) chegam ao Brasil em um momento especial para o setor, que terá que passar por uma revisão de processos, diante de recentes denúncias de irregularidades na fabricação, distribuição ou importação de próteses ortopédicas adulteradas, que já causaram enormes prejuízos à saúde de pacientes e, também, aos cofres da assistência médica pública. Devido a isso, há uma clara tendência de intensificar a apuração das irregularidades já detectadas e, também, de haver um reforço das exigências de qualidade dos produtos a serem comprados pelo SUS (Serviço Único de Saúde).

Ao reunir a qualidade dos produtos e a excelência na prestação de serviços do grupo Sandvik, a Sandvik Medical Technologies se credencia como fornecedora de alto nível dentro do contexto brasileiro, por deter o controle de todo o processo de fabricação de próteses e implantes, desde a manipulação das ligas metálicas especiais, a microfundição, forjamento de usinados, polimento e até o tratamento de superfície, que é feito nas unidades industriais localizadas no Reino Unido, Estados Unidos e México.

Leonardo Ribeiro, responsável pelo marketing técnico da área médica da Sandvik do Brasil, afirma que os produtos e serviços da Sandvik Medical Technologies superam os principais padrões internacionais de qualidade e rastreabilidade estabelecidos pelas normas de segurança. “Os produtos são fabricados em materiais de excelente biocompatibilidade, alto nível de resistência à corrosão e têm propriedades mecânicas superiores em relação a outros do mercado”, diz.

O mercado brasileiro disponível para a atuação da Sandvik Medical Technologies é composto de cerca de 30 indústrias, que movimentam aproximadamente R$ 400 milhões anuais em próteses e instrumentais, especialmente para a assistência médica pública, representada pelo SUS.

Esse parque industrial, em geral, compra matérias-primas e serviços de diferentes fornecedores, com processos produtivos pouco otimizados, fragmentados e de baixa escala de produção. Em geral, esse perfil de cadeia industrial leva a improvisações que comprometem a qualidade das peças e, também, o acompanhamento e rastreabilidade das próteses.

O processo de rastreabilidade ainda não está consolidado no Brasil. A Suécia, país de origem do grupo Sandvik, é o berço da rastreabilidade das próteses ortopédicas, implantada há mais de 50 anos. No Brasil, está em andamento um projeto-piloto de rastreabilidade das próteses ortopédicas, coordenado pela Sociedade Brasileira de ortopedia e Traumatologia (SBOT).

Com a rastreabilidade, os implantes ortopédicos serão acompanhados mais de perto e ficarão sob absoluto controle das autoridades médicas e de saúde do País, inibindo ações irregulares e possibilitando a detecção de responsáveis em caso de irregularidades. “A sociedade brasileira só tem a ganhar nesse processo, pois aumentará o monitoramento dos produtos e o acompanhamento pelos médicos dos resultados e dos efeitos das próteses nos pacientes”, diz Leonardo Ribeiro.

Para as empresas brasileiras do setor de ortopedia, as vantagens trazidas pelos novos serviços da Sandvik também são grandes. Por ser um fornecedor de alta qualidade técnica e responsabilidade, a Sandvik Medical Technologies transmite a confiança que as indústrias brasileiras necessitam para se dedicarem a outras etapas da cadeia produtiva de implantes, como designs e testes clínicos de biocompatibilidade.

Com isso, as indústrias ganharão eficiência e inovação suficientes para buscarem outros clientes, tanto no mercado interno como no internacional.

Mais informações falar com Leonardo Ribeiro pelo telefone (11) 5696-5452 ou e-mail leonardo.ribeiro@sandvik.com.

Autor(es): Assessoria da Sandvik

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação