A mineradora Anglo-American Plc anunciou ter encontrado uma nova reserva de níquel altamente promissora no Brasil, que seria maior do que a do projeto de ferro-níquel de Barro Alto.

Walter De Simoni, presidente da Anglo American no Brasil, disse à Reuters que o projeto Jacaré, no sul do Pará, parece ser uma reserva "world-class".

- Sem dúvida, ela é maior do que Barro Alto - disse Simoni.

Segundo ele, a expectativa é de que o teor de níquel seja alto. A primeira avaliação da reserva deverá ser finalizada no final de março ou início de abril, disse o executivo. Após essa avaliação, será feito um estudo preliminar de viabilidade em 2009, que deverá durar até 12 meses.

- A expectativa é ter o estudo de viabilidade pronto em 2010 para ser submetido ao conselho da Anglo American, logo depois de Barro Alto entrar em operação.

Jacaré, uma concessão da Anglo, fica a 150 quilômetros da reserva de Onça Puma, operada pela Vale. Semelhante a Barro Alto, localizada em Goiás, em termos geológicos, Jacaré tem dois tipos diferentes de minério de níquel laterítico.

- Aqui temos condições de estabelecer uma unidade de produção de ferro-níquel e outra para produzir níquel por meio do processo de lixiviar com ácido.

Segundo ele, a unidade de ferro-níquel pode ter o mesmo tamanho de Barro Alto, que deve entrar em operação no início de 2010 e produzir até 36 mil toneladas de níquel contido em ferro-níquel por ano. A capacidade máxima de produção deve ser atingida 18 meses após o início.

Autor(es): Reuters

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas