A absolut technologies, especializada em soluções em Realidade Virtual (RV) e 3D, lançou no Brasil o IC IDO, software de visualização e simulação de modelos virtuais em 3D. A ferramenta permite a manipulação de modelos virtuais através de rastreadores de posição e sistema de visualização esterescópico (3D). "A indústria automobilística é a maior usuária deste tipo de solução. As grandes montadoras já utilizam o IC IDO internacionalmente. Nossa intenção é incentivar a implantação nas indústrias brasileiras e da América Latina, regiões onde seremos os distribuidores exclusivos da empresa alemã - IC IDO - que desenvolve a solução", explica Hans Jörg Ulmer, diretor presidente da absolut technologies.

Com o IC IDO o usuário tem a sensação de ter nas mãos a peça virtual. É possível manipular um motor de carro, por exemplo, tirar e inserir peças, testar cortes e encaixes de engrenagens, tudo virtualmente. "Isso reduz os custos de produção, pois elimina a necessidade dos protótipos físicos. A detecção de erros é mais ágil, a manufatura das peças e engrenagens se torna mais rápida. Todos os testes são feitos antes da produção do modelo final".

O diretor afirma que com o IC IDO a indústria pode realizar muitas outras tarefas. "Em estudos de ergonomia, é possível testar a posição de acessórios, a altura dos bancos, a melhor posição do volante, do câmbio, dos pedais, dos itens de segurança e qualquer outro componente interno do automóvel". Até para os testes de colisão o IC IDO traz benefícios. "Hoje em dia, em média, são feitos cerca de 10 testes de colisão antes do lançamento de um novo modelo de veículo. Com o uso desta ferramenta, graças a todas as possibilidades de simulações, a meta é baixar este índice para apenas um teste de colisão", garante Ulmer.

Os recursos do IC IDO abrangem toda a cadeia de produção, desde o projeto inicial, desenvolvimento de estilo e produção final. As possibilidades são tantas, que os profissionais conseguem até mesmo simular os níveis de reflexos dos vidros e espelhos que serão percebidos pelo motorista e passageiros dos carros durante uma viagem. "Os desenhistas e engenheiros podem tomar decisões mais rápidas durante o processo inteiro de desenvolvimento do produto, utilizando documentação simples, com os resultados e análises de todas as tarefas efetuadas. Além disso, todas as informações podem ser integradas em qualquer sistema de gerência de dados", completa o executivo. O IC IDO também pode ser implementado nas indústrias de transportes (aviação e ferroviário), nos segmentos de engenharia, treinamento e consultoria.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Automação Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Automação Industrial