Dormer Tools e USP São Carlos firmam parceria

A Dormer Tools do Brasil tem procurado ampliar seus contatos com o meio acadêmico. A empresa que já mantinha contato estreito com escolas técnicas e Senai, assinou recentemente contrato de parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos, da USP.

Pelo acordo, a Dormer irá patrocinar um aluno, via bolsa de estudo, para que este desenvolva trabalhos que sejam de interesse comum. Assim, o trabalho poderá resultar tanto em elementos para a tese de mestrado do aluno como em informes técnicos que possam ser utilizados pela Dormer internamente ou em clientes. “Já temos alguns trabalhos em desenvolvimento”, informa Marcos Soto, gerente Técnico e Treinamento da Dormer, lembrando que alguns trabalhos podem até resultar em novas ferramentas ou geometrias especiais.

“A parceria com a USP é mais um grande passo para o desenvolvimento de soluções em usinagem, que tem como foco o aumento da produtividade e redução dos custos para a indústria metal-mecânica”, afirma Almir Fonseca, supervisor de Treinamento. Para tanto, informa que a Dormer irá propor projetos de pesquisa investigativa, buscando resolver problemas reais, cujas soluções podem resultar em importantes inovações.

“O contato com as empresas tem estimulado muito os alunos dos cursos de Engenharia, um aspecto bastante importante para a sua formação pessoal e profissional”, observa o prof. Reginaldo Teixeira Coelho, do Departamento de Engenharia de Produção Mecânica da USP, coordenador da parceria.

Marcos Soto acrescenta que a Dormer tem ampliado os treinamentos e cursos oferecidos a escolas técnicas e universidades. Em 2008, já passaram pelos cursos da empresa cerca de 600 estudantes. O gerente afirma que as parcerias com as universidades em geral e com a USP de São Carlos, em particular, serão cada vez mais estimuladas, incluindo a ampliação do número de bolsas de estudos.

A empresa também pretende fazer uso da própria estrutura do Laboratório de Otimização de Processos de Fabricação – LOPF, instalado no prédio NUMA/IFM em São Carlos. O LOPF conta com laboratório equipado com diversas máquinas CNC (3 centros de usinagem, 2 tornos, 1 retificadora cilíndrica e 1 centerless), máquinas convencionais, além de completa estrutura para reuniões e um anfiteatro para conferências com 72 lugares.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password