Taurus Wotan multiplica faturamento por noveEm 2004, a Wotan - fabricante de máquinas com sede em Gravataí (RS) - foi adquirida pelo grupo Taurus. Desde então tem registrado expressivo crescimento. "De 2004 a 2007, o faturamento cresceu nove vezes", informa Álvaro Monejano Maia, diretor-executivo da empresa.

Maia explica que para se obter esse resultado foram realizados pesados investimentos, principalmente no desenvolvimento de novos produtos. Hoje, 70% da linha são formados por produtos que não existiam quando da aquisição, como prova a linha G2 - composta pelos centros de usinagem TWHS 1000, TWH3 e TWTV 131 - lançada na Feira da Mecânica.

O aumento da capacidade de produção também tem sido uma marca da nova administração. Em 2008, teve início nova etapa de investimentos que resultará no aumento da capacidade de produção em 60%. Também está em obras o novo prédio de 6 mil m² de área construída ao lado da fábrica atual.

NOVOS PRODUTOS - Maia conta que o investimento em novos produtos visou à diversificação da linha, permitindo à empresa penetrar em novos nichos de mercado, como o aeronáutico e o de geração de energia. É o caso da fresadora portal Gantry 3000, de cinco eixos, projetada para atender o mercado aeroespacial. De alta velocidade, a máquina tem cursos de 3200 x 2240 x 700 (1000), nos eixos X, Y e Z, respectivamente, cabeçote automático e cinco eixos (três na máquina e dois no cabeçote).

Segundo o diretor-executivo, a diversificação da linha de produtos permitiu à Taurus Wotan não só ampliar os mercados atendidos internamente como também o mercado externo. Desde a aquisição as exportações cresceram 400%, incluindo vendas para os Emirados Árabes, Estados Unidos e Holanda.

Outros números da Taurus Wotan que impressionam são o aumento no quadro de funcionários (em 1º de setembro de 2004 a Wotan contava com 200 funcionários; atualmente, a Taurus Wotan emprega 660 profissionais) e a carteira de pedidos, que está repleta até abril de 2009. Para Maia, o aquecimento do mercado contribuiu para o desempenho da empresa, mas boa parte do sucesso alcançado deve ser creditada ao estilo de gestão Taurus.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Economia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Economia