A GE Fanuc, empresa do grupo General Electric Co, fornecedora de soluções de automação industrial, acaba de disponibilizar no mercado brasileiro o Plant Applications 4.0 (antes denominado Proficy for Manufacturing), uma aplicação MES (Manufacturing Execution Systems) que fornece informações da produção em tempo real. Com base em dados históricos e específicos da atividade industrial, é possível ter conhecimento imediato da situação para a otimização dos recursos da fábrica e sua rentabilidade.

O Plant Applications é administrado pelo módulo de Gerenciamento de Produtos e composto pelos módulos de Gerenciamento da Qualidade, Eficiência, Produção, Plant-wide Reporting e os novos Batch Analysis, Assinatura Eletrônica e Dashboard. Com estas ferramentas é possível coletar e analisar informações cronologicamente e por eventos de fabricação. A aplicação emprega a tecnologia Microsoft, facilmente configurável e customizável, que reduz o custo de aquisição e utilização, atendendo tanto empresas de grande porte como também as de pequeno e médio porte.

Os diferenciais do Plant Applications 4.0 em relação a versão anterior são os novos módulos Batch Analysis e Dashboard, a nova funcionalidade de Assinatura Eletrônica, assim como melhorias nos módulos já existentes e diversos aperfeiçoamentos visando a facilidade de utilização. “Com a conectividade ampliada, oferecem aos usuários maior abrangência e diversificação de relatórios e análises de informações”, comenta o líder de Desenvolvimento de Negócios Proficy Plant Appications, Antonio Castro.

O Batch Analysis é voltado especificamente para processos produtivos em batelada (lote). Já o Dashboard amplia o nível de visão das operações nas indústrias, possibilitando que tanto informações internas do Plant Applications quanto dados coletados externamente, disponíveis em outros sistemas ou na própria Web, sejam colocados em seus relatórios.

Maior controle das operações industriais

A funcionalidade da Assinatura Eletrônica é uma função crítica em diversos processos de fabricação atualmente. Seja uma indústria trabalhando dentro das condições da norma 21 CFR 11 da FDA (Food and Drug Administration) ou de outras agências reguladoras ou mesmo querendo somente obter um maior controle e entendimento do que afeta suas operações, é através da Assinatura Eletrônica que se obterá os registros eletrônicos das alterações e aprovações necessárias.

No módulo de relatórios, obtém-se uma visão clara da performance da empresa. Através da utilização de dados de processo o usuário tem acesso a informações gerenciais e de produção, usando uma estrutura comum de relatórios na Intranet da empresa ou Internet.

Os relatórios podem ser desenvolvidos através do Excel Add-In, contendo fórmulas que estabelecem uma conexão com o banco de dados do Plant Applications e que podem ser recalculadas através de informações dependentes na planilha. Os relatórios podem ser publicados através do Proficy Web Server. O gerenciamento dos relatórios e do conteúdo torna-se centralizado, facilitando a visualização das informações.

O módulo de Gerenciamento da Qualidade ajuda a identificar o custo da qualidade, o qual pode reduzir o custo de fabricação. No Gerenciamento da Eficiência, a empresa identifica as perdas na produção, quantifica o desperdício e visualiza a seqüência de eventos. No módulo de gerenciamento da Produção, todas as operações da fábrica são agregadas, através da troca das principais informações de produção com clientes, sistemas internos de negócios e processos de fabricação. A administração do sistema é realizada através do módulo de Gerenciamento de Produtos. Ele é usado para definir a configuração da fábrica, os produtos a serem fabricados, receitas e especificações, possibilitando a otimização de receitas e a avaliação de testes de produtos.

No exterior, a solução Plant Applications já é utilizada por grandes companhias, tais como: Boise Cascade, Coca-Cola, Coors Brewing, EKA Chemicals, Ford, Honda, International Paper, Kimberley Clark, Molson, Nestlé, Mead Johnson, Procter Gamble, Stora Enso, Unilever e outras.

Autor(es): GE Fanuc

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas