Google
Matérias, artigos e empresas relacionados a Manutenção e Suprimentos para a indústria
Esqueci minha senha

Rio Tinto vai inaugurar mina automatizada

Mais notícias relacionadas a automação industrial:

Manuseio automatizado de materiais
Exemplos incluem esteiras de transporte e robôs na linha de montagem.


Rede ágil em automação
Um componente importante de uma rede ágil é o elemento de automação. Todo o software ...


Novos transmissores da Honeywell melhoram eficiência da produção
SmartLine tem como objetivo promover a diminuição do custo total em cada ponto do ciclo ...


A mineradora Rio Tinto vai inaugurar em novembro, em caráter experimental, uma mina de minério de ferro automatizada, o que permitirá a redução de custos e ampliação das atividades apesar da escassez de mão-de-obra na Austrália, disse uma autoridade da empresa na sexta-feira.

O projeto é automatizar totalmente a mina de teste usando caminhões-robôs equipados com computadores, lasers e GPS, segundo John McGagh, chefe de inovação da empresa.

A Rio Tinto, segunda maior mineradora do mundo por valor de mercado, espera posteriormente adotar essa tecnologia no restante de seu depósito de minério de ferro em Pilbara e também em minas de carvão e cobre.

"Estamos enfrentando uma tremenda escassez de mão-de-obra em Pilbara, por isso estamos fazendo esse tipo de coisa", disse McGagh da Austrália por telefone à Reuters.

A Rio Tinto rejeitou uma oferta de compra de 120 bilhões de dólares feita pela rival BHP Billiton, argumentando que isso subvaloriza a empresa e suas perspectivas de crescimento.

Parte importante de sua batalha para convencer os investidores de seu belo futuro sem a BHP é um plano para ampliar sua produção de minério de ferro em mais de 50 por cento até 2013, atingindo 320 milhões de toneladas.

"Administrar 15 minas com 320 milhões de toneladas é uma operação muito desafiadora e complexa. Você está cavando 1,8 milhão de buracos por ano. Temos de aplicar a tecnologia se quisermos chegar aonde queremos chegar", disse McGagh.

A galeria a ser automatizada, na operação de West Angelas, em Pilbara, deve produzir 31 milhões de toneladas de minério durante 15 meses.

Há anos a empresa trabalha na automatização de minas para cortar custos. "Olhamos outras indústrias que implementaram altos níveis de robótica e vemos grandes eficiências em termos de manutenção desse equipamento", disse o executivo. "Também estamos buscando economias significativas de custo."

Na mina experimental, sondas automáticas vão abrir os buracos, outra máquina vai inserir os explosivos, e escavadeiras e caminhões recolhem o minério até a superfície, onde o material é levado por centenas de quilômetros em um trem automático até o porto mais próximo.

Os únicos seres humanos envolvidos estarão num centro de operações a mais de mil quilômetros das minas.

A empresa diz que a automatização não vai extinguir postos de trabalho atuais, mas permitirá a ampliação das atividades sem inchar a folha de pagamentos.

Reuters

facebook      twitter      google+

* campos obrigatórios

Outras notícias relacionadas a automação industrial:

SKF lança rolamentos lineares de esferas recirculantes

A SKF traz para o mercado brasileiro os novos modelos rolamentos lineares de esferas recirculantes. Essa linha oferece muitas vantagens e já é considerada uma referência entre os usuários ...
Brazil Automation 2012 acontece em SP de 6 a 8 de novembro

O ExpoCenter Norte, em São Paulo, recebe em novembro a 16ª edição do maior evento de Instrumentação, Sistema e Automação das Américas e um dos ...
Diferenças entre manufatura enxuta e manufatura ágil

Existem muitas diferenças entre manufatura enxuta e ágil, incluindo estilo de produção, níveis de estoque e habilidades de personalização. A técnica de fabricação enxuta ...
Prós e contras da manufatura ágil

A fabricação ágil é uma estratégia de produção de negócios que utiliza peças modulares e automação, ao invés de um modelo de linha de ...
O que é simulação robótica

Simulação robótica é um método e um meio para testar o desempenho de componentes robóticos sem incorporá-los fisicamente em um robô. Normalmente realizado usando um tipo ...
Sistema flexível de fabricação

Um sistema flexível de fabricação (SFF) é um tipo de processo industrial que permite que o equipamento seja utilizado para mais do que uma função, embora possam estar ...
Tipos de sistemas de linha de montagem

Embora existam muitos tipos de sistemas de linha de montagem, algumas variações comuns incluem os modelos clássicos, automatizados, intermitentes e de manufatura enxuta. Estes sistemas de linha de ...

Automação Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Automação Industrial


Veja na Agenda de Feiras e Congressos
Veja na Agenda de Feiras e Congressos

Google