Com o objetivo de fomentar a difusão do conhecimento técnico-científico nas áreas de alumínio, zinco, cobre, níquel, estanho, ouro e outros materiais, a ABM realizará entre os dias 01 e 03 de setembro o 11º Seminário de Metais Não-Ferrosos.

“Trata-se de uma grande oportunidade para o profissional expandir conhecimentos e apropriar-se de novas práticas e tendências nessas áreas”, enfatiza o coordenador do evento, professor doutor Claudio Parra De Lazzari.

Os interessados em apresentar trabalhos nas sessões técnicas do evento devem preencher o formulário de resumos, até o dia 28, no portal da ABM (http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/naoferrosos/2009/).

As contribuições devem ser inéditas e abranger as áreas de Fundamentos (Corrosão, Diagramas de fases, Mecânica da fratura e integridade estrutural, Metalurgia física, Nanotecnologia, Tribologia, Termodinâmica e cinética de processos metalúrgicos, e Comportamento de materiais em temperaturas elevadas), Processos (Extração de metais, Fundição, Conformação, Soldagem, Tratamento térmico e engenharia de superfície, e Predição de impactos ambientais. Tratamento de resíduos e de emissões), Produtos (Desenvolvimento, adequação e aplicação), e Gestão (Manutenção, Meio Ambiente e Sistêmica).

Além da apresentação de trabalhos (orais e pôsteres), o Seminário será composto palestras e workshops com temas de relevância e de interesse para o setor.

Todos os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do seminário, sendo que os associados da ABM concorrerão ao prêmio de Reconhecimento Técnico ‘Tharcisio Damy de Souza Santos’, instituído pela Companhia Brasileira de Alumínio – CBA.

Além de Cláudio Parra, representando a CPDL Consulting, participam da comissão editorial do evento, os seguintes profissionais: Achilles Junqueira Bourdot Dutra (Cope/UFRJ-PEM), Antonio Carlos Neto de Jesus (Eluma), Ayrton Filleti (Abal), Carlos Alberto Godinho (Prysmian), Douglas Dallemule (ICZ), Eduardo de Albuquerque Brocchi (DCMM/ PUC Rio), Jorge Halabí (Sudosilo), José Deodoro Trani Capocchi (USP), Marco Antonio Sanches Oliveira Luz (Eluma), Marco Martins (Caraíba Metais), Maurício Leonardo Torem (PUC Rio), Regislaine Guizelini (Votorantim Metais Zinco), Ricardo do Carmo Fernandes (CBA), Rinaldo Pedro Nardi (Vale), Rodrigo Magnabosco (FEI), Ronaldo Santos (CETEM), Samuel Carvalho dos Reis e Vitor Danilo Pires (Termomecânica), Versiane Leão (UFOP) e Virginia S. T. Ciminelli (UFMG).

Informações gerais com Patricia ([email protected]) ou Sandra Gomes ([email protected]). Tel.: (11) 5534-4333, ramais 146 e 119.

Autor(es): ABM - Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais

facebook      twitter      google+

Cursos & Treinamentos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Cursos & Treinamentos