A comissão organizadora do 64º Congresso da ABM, atendendo a inúmeras solicitações, abriu mais um prazo para o recebimento de trabalhos que deverão compor as sessões técnicas do evento. Até sexta-feira, 5, os autores podem fazer a inscrição, mediante o preenchimento do formulário de resumos no portal da ABM: www.abmbrasil.com.br/congresso/2009/resumos.

“Decidimos ampliar o prazo para dar uma nova oportunidade aos profissionais da indústria e da academia que, como todo mundo, foram pegos de surpresa com toda essa turbulência que tomou conta do mercado”, diz o coordenador técnico do Congresso, Cláudio Batista Vieira.

O professor do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Escola de Minas e do Programa de Pós-graduação de Engenharia de Materiais da Redemat (UFOP) acrescenta que o momento atual de diminuição do ritmo de produção e de realinhamento, favorece o investimento em atualização.

“Com a retomada da produção, o conhecimento será um diferencial competitivo e o Congresso, pela abrangência na cadeia mínero-metalúrgica e de materiais, é um fórum extremamente importante para o intercâmbio de soluções tecnológicas em todas as atividades, inclusive para se buscar novas alternativas visando a redução de custos”.

Os trabalhos podem ser escritos em português, inglês ou espanhol e abranger uma das seguintes áreas:

- Fundamentos (Comportamento de materiais em temperaturas elevadas, Corrosão, Diagramas de fases, Mecânica de fratura e integridade Estrutural, Metalurgia Física, Nanotecnologia e Tribologia)

- Processos (Conformação, Lavra e tratamento de minérios, Recuperação e tratamento de rejeitos, Soldagem e Tratamento térmico e engenharia de superfície)

- Produtos (Desenvolvimento, adequação e aplicação de materiais cerâmicos, compósitos e poliméricos; Desenvolvimento, adequação e aplicação de produtos metálicos ferrosos; Desenvolvimento, adequação e aplicação de produtos metálicos não-ferrosos; Desenvolvimento, inovação, adequação e aplicação de materiais refratários na siderurgia)

- Gestão (Manutenção, Meio ambiente e Gestão Sistêmica)

- Iniciação Científico-tecnológica (projetos de estudantes que participarão do 9º Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas)

O 64º Congresso da ABM será realizado em Belo Horizonte MG), entre os dias 13 e 17 de julho de 2009. Informações sobre inscrição de trabalhos com Margareth e Renata Puga. Ramais 124 e 173.

Informações gerais na página do evento, com Rosangela e Erika. Telefone: (11) 5534-4333, ramais 118 e 112.

Autor(es): ABM - Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais

facebook      twitter      google+

Feiras & Eventos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Feiras & Eventos