Um dos setores que mais registrou crescimento nas exportações e no nível de emprego nos últimos meses, a indústria de máquinas e equipamentos tem muito o que comemorar. Com a retração do mercado interno no ano que passou os empresários abriram novas fronteiras e exportaram 33,5% a mais em 2003 do que no ano anterior chegando perto dos US$ 5 bilhões em vendas ao exterior segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

Os primeiros números de 2004 vem confirmar este crescimento e mostram o resultado deste sucesso no mercado de trabalho. Nos primeiros cinco meses de 2004 a indústria de máquinas e equipamentos empregou 9,9% mais do que no mesmo período do ano passado. Segundo a Abimaq, o nível de emprego no setor vem crescendo há um ano, desde maio de 2003, com taxas cada vez maiores.

O segmento metal mecânico compartilha destas estatísticas. Em 2003, o setor exportou 17,9% a mais do que no ano anterior e abriu 1.413 novas vagas. No primeiro quadrimestre deste ano o nível de emprego continua em ascenção, registrando variação positiva de 8,1%.

E é com expectativa de mais negócios que cerca de 250 empresas do setor estarão em Curitiba de 10 a 14 de agosto participando da 15ª Feira Sul-Brasileira da Indústria Metal Mecânica (Expomac). Com vendas de R$ 55 milhões em 2002, sem contar os negócios fechados após o evento, a Feira se consolida como uma das principais do país.

Os bons resultadosos dos últimos meses aumentam as expectativas de expositores e organizadores de que a Expomac proporcione um maior número de negócios. "A expectativa é de bons resultados. Queremos ganhar clientes e ampliar negócios com os clientes antigos", afirma Luiz Carlos Novakoski, proprietário da Borrachas Artbor, de Joinville. "A Expomac é a nossa aposta para ampliar nosso mercado no sul do Brasil", destaca Antonio Di Loredo, assistente comercial da Meggaton, de São Paulo.

A Expomac será realizada no Centro de Exposições de Curitiba, no Parque Barigui. A expectativa da Diretriz Empreendimentos, promotora da feira, é receber 25 mil visitantes, entre profissionais e empresários do setor, nos cinco dias de evento.

Autor(es): Assessoria de Comunicação da Diretriz Empreendimentos

facebook      twitter      google+

Feiras & Eventos
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Feiras & Eventos