Manutenção Planejada

Manutenção PlanejadaDentre todos os motivos para uma empresa aderir a um programa de manutenção planejada, há uma razão em especial para apoiar um programa de manutenção: o plano de manutenção aumenta os lucros! O objetivo primordial para qualquer empresa é gerar lucro para o proprietário. Objetivos orientados para a lucratividade são fundamentais em qualquer tipo de empresa, desde uma mercearia até as grandes fábricas, corporações e indústrias. Mesmo as empresas de consultoria de manutenção têm de operar com lucro.

O planejamento e controle de manutenção em uma fábrica ou corporação podem aumentar a lucratividade da empresa de duas maneiras distintas: a primeira com o aumento significativo da produção, fazendo com que as máquinas fiquem o mínimo de tempo possível paradas, lembrando que máquina e estoque parados são sinônimos de prejuízos à vista. A segunda forma de elevar os lucros de uma empresa é com redução de custo; com maior produtividade e melhoria dos métodos de produção – ou mesmo alterações de matérias, insumos e matérias-primas – pode-se reduzir os custos de manutenção.

É da responsabilidade da gestão da manutenção melhorar continuamente o seu planejamento e procurar formas de alargar a produção, além de reduzir custos. Normalmente é mais fácil conseguir maiores ganhos pelo aumento da produção. Na maioria dos casos, o departamento de manutenção – e não o departamento de operações – é quem tem a maior oportunidade de acrescer a produção. Uma máquina que não está funcionando a pleno vapor devido a um problema mecânico representa um prejuízo enorme para as empresas.
Além do próprio custo da máquina, deve-se considerar que uma boa parte da produção da fábrica fica parada por um período de tempo.

Já um equipamento na sua vida útil é aproveitado plenamente para a confecção de peças, produtos e artigos. Por isso, um bom plano de manutenção ajuda a amortizar o tempo de inatividade das máquinas, mantendo o equipamento em condições de funcionamento.
Outras vantagens de um programa de manutenção planejada são: redução de situações de emergência, redução dos custos de manutenção, diminuição considerável das paradas obrigatórias para a manutenção, fornecimento de procedimentos para implementar e manter um programa de manutenção planejada. O relatório de desempenho permite à gestão julgar o progresso da manutenção, disponibilizando um plano diário para a equipe responsável pela manutenção e supervisores de linha. Além disso, disponibiliza procedimentos para planejar, executar, monitorar e controlar os recursos de manutenção.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password