Automação IndustrialA automação industrial é um processo de informatização no controle de produção nas indústrias que começou a ser implantada por algumas empresas há alguns anos, e que hoje é o ponto chave da produção em larga escala de grande parte das indústrias nacionais e estrangeiras. Não há mais como negar os benefícios que a tecnologia e os avanços da informática trouxeram para o mundo moderno. Se no ambiente doméstico os computadores e aparelhos eletrônicos fazem já fazem muitos milagres, no setor industrial, o controle, a fiscalização e a manutenção de equipamentos realizados por sistemas de informática são fatores essenciais para uma produção constante, homogênea e sem paradas repentinas de máquinas.

Grande parte, se não a maioria, das indústrias nacionais e estrangeiras trabalham com o sistema de automação industrial, aplicando softwares desenvolvidos especificamente controlar o funcionamento e gerir a manutenção de cada ferramenta. Atualmente, a automação desempenha um papel de extrema importância na economia mundial. Engenheiros de automação se esforçam para combinar dispositivos automatizados com ferramentas matemáticas e organizacionais na criação de sistemas complexos para uma vasta expansão de aplicações e atividades humanas nas fábricas de grande porte, sem esquecer que muitas das micro empresas utilizam os mesmos sistemas no seu gerenciamento de produção e manutenção.

Os sistemas de automação podem ser desenvolvidos para as mais diversas finalidades. No caso das indústrias, a automação auxilia no gerenciamento de tarefas das máquinas, contudo esse tipo de planejamento pode ser direcionado para outras áreas, como a automação comercial e predial. Na automação comercial, são elaborados projetos e programas de controle de estoque, fluxo de caixa e muitas outras tarefas diárias. A automação também está presente até no cotidiano dos mais leigos, a partir do momento em que utiliza portões automáticos, controles remotos para acender luzes, alarmes, entre outros dispositivos eletrônicos.

Entre tantas vantagens de se contar com a automação estão a facilidade de substituição do trabalho do homem pelas máquinas em tarefas que exijam maior precisão, segurança e muito esforço físico. Em trabalhos em ambientes altamente perigosos, como minas e vulcões, as máquinas são perfeitamente empregadas no lugar da mão-de-obra humana, sem que esse precise se ausentar completamente da sua função, podendo supervisionar o trabalho que está sendo realizado.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Automação Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Automação Industrial