Inspetor de manutenção, carreira em ascensãoEm todo esse processo de controle para manter a produtividade sempre em dia, aumentando os lucros e diminuindo os custos consideravelmente, é que os gestores de fábricas de pequeno, médio e grande porte contam com profissionais especialistas em identificar possíveis avarias e falhas, detectando o menor sinal de fogo. É o inspetor de manutenção o profissional responsável pelo controle e fiscalização de todo o processo de produção. Sua principal função á coletar e analisar dados para prever cada eventual falha em uma máquina, planejando como e quando a máquina será reparada ou trocada.

Para atingir o sucesso econômico mundial, o mercado produtivo brasileiro deve estar na mais perfeita harmonia com o setor industrial e com os processos produtivos. A partir disso, o que se observa é uma preocupação bem maior com todo o planejamento das fábricas e indústrias, especialmente incluindo programas e profissionais especializados em manutenção eficazes e capazes de detectar qualquer eventual problema nas máquinas, a fim de evitar paralisações nas máquinas e perda de produção.

Como um especialista em manutenção preditiva – em que estudos sobre falhas e avarias são realizados como forma de prever novas panes e contorná-las da melhor maneira – o inspetor de manutenção é essencial nas plantas de indústrias e quase sempre é formado em cursos técnicos. Seu conhecimento é um aliado a mais das empresas para manter os processos produtivos alinhados e longe de qualquer tipo de impasse. Isso significa que um bom planejamento de manutenção, com inspetores qualificados para exercer a função são duas armas capazes de fazer qualquer indústria aumentar sua lucratividade substancialmente.

Com formação em manutenção mecânica, elétrica, instrumentação mecânica e outros e apesar de sua importância no mercado industrial, está cada dia mais difícil encontrar um inspetor de manutenção qualificado no mercado de trabalho. Para isso, as empresas estão investindo em funcionários que já fazem parte de sua equipe de trabalho. Algumas chegam até a pagar cursos de formação a seus funcionários como forma de contar com um profissional experiente, que já conhece todo o andamento da empresa e pode contribuir ainda mais buscando conhecimento em uma outra área.

Atualmente, as avaliações para a certificação de inspetores de manutenção mecânica e elétrica são realizadas pelo Centro de Exames de Qualificação – CEQUAL, do Espírito Santos. Esse centro de qualificação foi criado pela ABRAMAN - Associação Brasileira de Manutenção - e pela Comissão Técnica Setorial, que definiram o termo “inspetor de manutenção” e também as atribuições e atividades correspondentes a quem exerce a função de inspetor. O Centro de exames visa à qualificação de inspetores de manutenção, com o intuito de aprimorar o conhecimento do profissional e acelerar a formação desse profissional, suprindo a demanda existente no mercado de trabalho.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial