Termografia para redução de custos

Termografia para redução de custosNa indústria, a termografia é utilizada para monitoramento e solução de problemas em máquinas, estruturas e sistemas, que vão muito mais além da simples inspeção de equipamentos elétricos. Esta ampla gama de aplicações faz das câmeras termográficas equipamentos extremamente eficazes para aperfeiçoar a eficiência de produção, gerenciamento de energia, melhorando consideravelmente a qualidade do produto e também a segurança do trabalhador. Hoje, a termografia tem um papel fundamental na manutenção preditiva, auxiliando na detecção prévia de falhas e fadiga de ferramentas e máquinas.

A radiação infravermelha é emitida por todos os objetos a uma temperatura de -273 graus Celsius. Para captar essa radiação e torná-la visível, o operador precisa de uma câmera de raios infravermelhos para poder captar imagens térmicas de forma nítida. As temperaturas são medida de instantaneamente, e as imagens são convertidas eletronicamente no posterior processamento de imagens padrão.

As aplicações industriais incluem: supervisão do processo de produção e detecção de avarias ocultas nos equipamentos, detecção e medição de calor excessivo em dispositivos elétricos e mecânicos, identificação de defeitos de isolamento e tubagens, otimização do desenvolvimento de produtos e melhoria significativa da produção.

A termografia tem demonstrado ser uma forma eficaz de analisar e depois tomar medidas corretivas para elevar a eficiência energética na indústria. Por exemplo, na indústria de papel e celulose, em muitos países a termografia em sido empregada para detectar rolamentos de rolo quente, que pode resultar em falha prematura e maior demanda de energia para girar os rolos, detectar vazamentos de vapor em bobinas, fazendo a termografia se tornar uma ferramenta valiosa para reduzir a quantidade de vapor para secar o papel, poupando, dessa forma, bastante energia.

Em um estudo patrocinado pela Toyota Motor Manufacturing North America Inc., pesquisadores da Universidade de Kentucky utilizaram a termografia infravermelha para inspecionar a integridade e a aderência do plástico soldado em partes, e demonstraram como a termografia pode ser aplicada na inspeção de diferentes comportamentos defeituosos em plásticos, confirmando que a câmera infravermelha termográfica é uma ferramenta flexível e de controle eficaz.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password