Indústria de energia eólicaA indústria de energia eólica é a indústria envolvida com o projeto, fabricação, construção e manutenção de turbinas eólicas. Embora a indústria de energia eólica ainda seja tímida se comparada aos das tecnologias convencionais de geração de energia (hidrelétrica, gás de carvão, natural e nuclear), ele está a crescer a um ritmo muito mais rápido.

As indústrias apostam na energia eólica como forma de aumentar a produtividade sem utilizar recursos maus caros de geração de energia, aproveitando ao máximo os recursos naturais disponíveis na natureza. Para isso, diversas pesquisas, estudos e projetos estão em desenvolvimento e vários países buscam na tecnologia moderna de geração de energia eólica para abastecer o local e suprir suas necessidades energéticas.

A indústria de energia eólica é atualmente atravessa um período de rápida globalização e consolidação, com grande desenvolvimento de parques eólicos que ocorrem fora dos mercados mais estabelecidos. Várias grandes empresas com capitalização de mercado maior do que toda a indústria de energia eólica em si, como a General Electric e Siemens, estão agora planejando grandes investimentos em energia eólica. Para atender a uma escassez da oferta global e energia proveniente de outras fontes, fabricantes de turbinas eólicas estão investindo na produção de modelos de turbinas eólicas o mais rapidamente possível.

Atualmente, os maiores fabricantes de turbinas de vento são a Dinamarca, Espanha, Alemanha, Índia e Estados Unidos. No Brasil, alguns Estados já produzem energia através de turbinas eólicas, como as que estão localizadas em Pernambuco. Apesar da grande vantagem de ser um país litorâneo, o Brasil ainda não desenvolveu tecnologia suficiente para apostar todas as fichas na geração de energia eólica, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEE).

O principal obstáculo é o desenvolvimento tecnológico com objetico de aumentar a competitividade, com redução de custos e implantação da fabricação dos equipamentos no Brasil. Diversas iniciativas estão sendo tomadas em universidades e centros de pesquisa brasileiros no sentido de desenvolver projetos concretos para o setor. O mais novo centro de pesquisa é o Centro de Excelência em Energia Eólica inaugurado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em outubro de 2007.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia