Indústria de energia renovávelA atual indústria das energia renovável é uma indústria de energia focalizando novas e adequadas tecnologias de energia renovável, o que exclui hidrelétricas de grande escala de eletricidade. Investidores no mundo inteiro começam a ter uma atenção muito maior para essa indústria emergente de energias renováveis nos últimos anos. Em muitos casos, isso se traduziu na rápida comercialização de energia renovável e na considerável expansão desse tipo de indústria.

A energia eólica e fotovoltaica solar de indústrias são bons exemplos disso. Indústrias de energia renovável aumentaram durante a maior parte de 2008, e em agosto de 2008, havia pelo menos 160 empresas de capital aberto de energias renováveis com uma capitalização de mercado superior a US $ 100 milhões. Um valor estimado em 120 bilhões foi investido em energias renováveis a nível mundial em 2008. As principais empresas de energia renovável incluem First Solar, Gamesa, a Gol Solar, a Solar One, a GE Energy, Q-Cells, Sharp Solar, Siemens, SunOpta, Suntech, e Vestas.

As indústrias de energias renováveis se expandiram durante a maior parte de 2008, com grandes aumentos na capacidade de produção, com a diversificação dos locais de fabricação e com mudanças na liderança. Em agosto de 2008, havia pelo menos 160 empresas de capital aberto de energias renováveis com uma capitalização de mercado superior a 100 dólares milhões de euros. O número de empresas desta categoria passou de cerca de 60 em 2005.

Cerca de 120 bilhões de dólares foram investidos em energias renováveis no mundo todo até o ano de 2008, incluindo novas capacidades (ativos e financiamento de projetos) e as refinarias de biocombustíveis. Este é o dobro do valor de investimento 2006, que chegou a US$ 63 bilhões. Quase todo o aumento foi devido a um maior investimento na energia eólica, solar fotovoltaica e os biocombustíveis.

Embora a indústria de energia eólica tenha sido afetada pela crise financeira global em 2009 e 2010, a previsão feita pelos pesquisadores é de crescimento substancial. Nos últimos cinco anos o crescimento médio das novas instalações foi de 27,6% anual. Na previsão para 2013, a taxa esperada de crescimento média anual é de 15,7%. Mais de 200 GW de nova capacidade eólica poderia ser produzida antes do final de 2013.

Empresas do setor

A empresa Vestas é o maior fabricante de turbinas eólicas no mundo, com uma quota de mercado de 20% em 2008. A empresa opera fábricas na Dinamarca, Alemanha, Índia, Itália, Grã-Bretanha, Espanha, Suécia, Noruega, Austrália e China, e emprega mais de 20.000 pessoas no mundo. Depois de uma queda nas vendas em 2005, a Vestas recuperou-se e foi eleita a empresa mais verde de 2006.

Em dezembro de 2008, a companhia anunciou uma importante expansão de sua sede norte-americana em Portland, Oregon. A Gamesa, fundada em 1076, com sede na Espanha, foi a terceira maior fabricante do mundo de turbinas eólicas em 2008, sendo também um grande construtor de parques eólicos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Energia
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Energia