Qual a importância da instrumentação nas indústrias

Qual a importância da instrumentação nas indústriasA instrumentação é um dos ramos da engenharia mais essenciais dentro das plantas industriais, pois é ela quem faz a medição e o controle de todas as variáveis nos processos de produção. A instrumentação inclui dispositivos como disjuntores, relés, válvulas solenóides e outras ferramentas que são capazes de modificar um parâmetro de controle e fornecer outros tipos de recursos automatizados de controle.

A instrumentação nas indústrias desempenha um papel expressivo na coleta de dados a cerca do funcionamento dos equipamentos, bem como na transmissão de dados recolhidos sobre a estabilidade da produção. Ela auxilia a formar parâmetros que indicam onde e quando devem haver ajustes. Os valores medidos para a formação de um parâmetro e comparação incluem: grau de viscosidade, densidade, radiação, temperatura, frequência, fluxo, medição de nível, tensão, capacitância, resistividade, composição química, indutância e propriedades químicas.

Medir a vazão de vapor dentro de uma caldeira ou a temperatura dos gases que saem do alto forno é de responsabilidade do engenheiro de controle e instrumentação, que utiliza dispositivos como o termômetro e manômetro para mensurar, por exemplo, a temperatura em uma tubulação ou a pressão de descarga de um compressor.

Um dos dispositivos mais utilizados na instrumentação e controle de processos é a válvula de controle. Seu funcionamento é bem parecido com a de uma torneira, só que de forma industrial. Nas plantas industriais, a válvula de controle é conectada com a sala de controle por meio de um cabo eletrônico, de maneira que receba transmissão de sinais eletrônicos, indicando quando deve se fechar ou abrir gradativamente para liberar a vazão de fluxos ou reter completamente os fluídos.

Até alguns anos atrás era necessário que o operador fosse a campo inspecionar de perto o funcionamento das máquinas e as possíveis variáveis em todo o processo. Atualmente, a automação é aplicada para dar suporte aos operários no controle das funções do maquinário, oferecendo uma garantia a mais contra acidentes de trabalho.

A modernização dos processos de produção e na manutenção ofereceu aos profissionais a opção de montar salas de controle, de onde podem receber sinais eletrônicos através de transmissores, que seguem por cabos até a sala onde encontram. Então, é possível verificar com certeza como se encontra o nível de medição de fluxos, pressão, temperatura, densidade e demais variáveis.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password