Indústria de chips atinge maior nível de lucros desde 2000Em decorrência da crise econômica no ano de 2008 e que afetou a economia também em 2009, muitas indústrias sofrerão retração de vendas. Contudo, no segundo semestre do ano passado, as indústrias de chips já apostam nesse começo e ano para tirar o pé da lama e aumentar a lucratividade. Segundo dados da consultoria iSuppli, os fabricantes de chips de todo o mundo se encontram em um ótimo momento neste atual panorama econômico. Desde 2000 que eles não conseguiam atingir uma marca tão expressiva em termos de lucros. De acordo com a consultoria, isso se deve ao fato de as empresas de empenharem em realizar um maior controle de custos, o que as torna mais competitivas no setor de tecnologia.

O lucro operacional dos fabricantes passou para 21,4% no quarto trimestre de 2009. Esse índice só foi ultrapassado no ano de 2000, quando o lucro operacional registrado chegou a 24,7%. A consultoria ressalta que a lucratividade do setor no ano passado elevou-se depois de alcançar um nível de -5,3% no primeiro trimestre do ano. De acordo com informações da iSuppli, após retroceder 5,4% no primeiro trimestre, os valores dos chips se contrabalançaram no segundo trimestre e, posteriormente, alcançaram uma expansão, respectivamente, de 2,2% e 2,7% no terceiro e no quarto trimestres.

A consultoria iSuppli explica que todo esse crescimento de lucratividade nas indústrias mundiais de chips tiveram alguns fatores críticos de sucesso: primeiro, devido à própria estabilização da economia mundial. Em seguida, por causa da recuperação das indústrias de inovação, que passaram a gerir de forma mais eficiente e eficaz o planejamento de custos. Todas as mudanças estruturais permitiram que as organizações conseguissem organizar suas contas e também a produção, evitando desperdícios e superprodução. "As empresas do setor reagiram rapidamente e agressivamente para amenizar os efeitos da crise financeira, reduzindo os custos e elevando o fluxo de caixa", concluiu Derek Lidow, presidente e CEO da iSuppli.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação