Responsabilidade Social na IndústriaMais do que contribuir economicamente para o crescimento de uma determinada região ou país, as fábricas têm se preocupado cada dia mais com a responsabilidade social nas indústrias. Ou seja, agir com transparência em relação a todos os seus acionistas, clientes, funcionários, fornecedores, comunidades, meio ambiente, governo, consumidores e prestadores de serviços. Promover a igualdade social, desenvolver uma sociedade sustentável, preservar os recursos ambientes e sócio-culturais são apenas alguns dos objetivos de muitas indústrias brasileiras que contribuem consideravelmente para o crescimento e desenvolvimento do país. Esse e o caso das Indústrias Romi. Além de elaborar e implementar projetos que visem ao bem-estar e à segurança dos trabalhadores, a Romi ainda organiza e financia projetos sociais voltados à comunidade, com uma fundação própria.

Dentre algumas ações de responsabilidade social praticadas pela empresa, estão “Projeto de Ação Social”, “Projeto Centro de Documentação” e “Projeto Estação Cultural Santa Bárbara”. Sem contar também a Relação Universidade Empresa, em que foram firmadas parcerias entre as Indústrias Romi e a Universidade Metodista de Piracicaba, visando à capacitação de recursos humanos para a empresa. Entre as ações sociais realizadas pela Romi estão a assistência a seis entidades, apoio material e financeiro a 11 entidades sociais, participação em campanhas de comunidades e doações ao Fundo da Criança e do Adolescente.

Já no “Projeto Centro de Documentação”, o intuito é organizar um acervo histórico com todas as informações sobre a cidade de Santa Bárbara D’Oeste, onde se localiza a unidade da Romi. Esse projeto é voltado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares da região, que contam com um espaço educacional onde podem fazer pesquisas pela internet, na biblioteca montada, além de conhecer um pouco mais da história da cidade por intermédio dos museus temáticos.

Algumas instituições ligadas ao setor industrial também cumprem seu papel social, como no caso do Sesi, Serviço Social da Indústria. Criada em 1046, pelo então presidente da República Eurico Gaspar Dutra, o órgão nasceu como uma entidade de direito privado, que visava à uma maior integração entre patrões e empregados, por meio da solidariedade. Desde então, a entidade incluiu em seu dia-a-dia alguns projetos e ações sociais para a indústria que propiciavam e ainda promovem o lazer, a cultura, a educação,a saúde e a cidadania entre todos empregados e empregadores do setor industrial.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Responsabilidade Social
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Responsabilidade Social