Softwares de gestão industrialDesde a década de 60, a tecnologia de informação influencia os ambientes de manufatura de grandes organizações. A partir dos primeiros sistemas computacionais estruturados para otimizar os processos de produção, tantos outros softwares de gestão industrial foram sendo criados para amparar todo o ciclo produtivo. Até mesmo a evolução da parte de hardware dos computadores fez com que os equipamentos se tornassem mais capazes de armazenar e processar dados, o que para o setor industrial, resultou na capacidade de incluir no banco de dados todas as informações abrangendo a cadeia de produção, como dados de fornecedores e clientes.

Atualmente, as ferramentas de TI são um dos investimentos mais maciços dentro das indústrias, sendo elas bem mais eficazes e estratégicas dentro do planejamento das organizações. A informatização dos processos de produção é uma forte aliada no setor industrial, uma vez que flexibiliza a produção, controla as operações de manufatura, melhora os serviços, otimiza a entrega dos produtos, reduz os custos operacionais e custos com desperdício de matéria-prima, melhora a qualidade dos produtos fornecidos, garante a padronização nos processos de produção e de manutenção, além de tornar as empresas muito mais competitivas no mercado industrial.

A informatização e automação na produção é uma realidade no mundo globalizado, contudo, a inserção de sistemas automatizados na gestão de produção fez com que se tornasse necessário também o treinamento e a capacitação dos profissionais com o intuito de conhecerem a fundo todas as etapas de como manusear os equipamentos, analisar dados coletados e identificar possíveis falhas nos sistemas. É certo que, atualmente, as empresas responsáveis pelo desenvolvimento de softwares específicos para gestão de manufatura buscam soluções inovadoras para seus clientes, criando softwares de gestão o ERP (Enterprise Resource Planning).

A empresa SAP oferece dezenas de sistemas e soluções corporativas, com módulos voltados para o gerenciamento da cadeira de suprimentos, gestão de ciclo de vida do produto, entre outros. O software SAP PLM - Product Lifecycle Management ou Gerenciamento do ciclo de vida do produto – permite o desenvolvimento e inserção de novos produtos, permitindo a integração de dados em um único processo. O SAP PLM proporciona aos gestores uma visão holística a cerca de todas as etapas e setores envolvidos nos processos de produção, inclusive com possibilidade de desenvolvimento de produtos, administração de requisitos de ambiente, saúde e segurança.

Já a empresa ABC71, parceira da SAP, desenvolve o sistema ERP Ômega, um dos mais eficazes softwares de gestão de manufatura destinado ao setor industrial. O sistema ERP Ômega foi desenvolvido pela empresa e proporciona muitos benefícios para o setor industrial, como: otimização dos gastos de TI, rapidez e agilidade de tomada das decisões estratégicas com base em dados coletados pelo sistema, controle de todas as etapas de produção, redução de retrabalhos, uso de técnicas avançadas de planejamento industrial por intermédio do MRPII (Manufacturing Resources Planning ou Planejamento dos recursos de produção), entre outras vantagens competitivas.

Em 2007, a ABC71 disponibilizou aos seus clientes do setor industrial mais uma ferramenta de gestão empresarial. O módulo industrial chamado pertencente à solução Ômega, chamado de APS, é capaz de gerenciar as operações de produção de chão de fábrica, minuto-a-minuto, de modo que seja possível informar prazos de entrega com exatidão. Além de tornar as tomadas de decisões gerenciais mais seguras e eficazes, o módulo APS (Advanced Production Scheduling ou Sequenciamento Avançado de Produção) ao mesmo tempo em que permite uma redução de custos bastante significativa.

“Este novo módulo vem de encontro às necessidades de indústrias que precisam controlar toda sua produção. Principalmente àquelas em que há urgência de organizar filas de produção em períodos de tempo pré-estabelecidos”, ressalta o diretor comercial da ABC71, Jayme Rezende. “Imagine uma empresa que necessita produzir em uma determinada época do ano muito mais que em outras. Sabe-se que não se pode comprar muita matéria-prima devido à data de validade da mesma. Como gerenciar todos os pedidos para que esses sejam entregues na data combinada? É para isso que a solução APS é bem-vinda, ou seja, é o sistema que irá organizar todos os tempos da produção minuto-a-minuto a fim de que os prazos sejam cumpridos”, finaliza o diretor.

Independentemente de as empresas utilizarem esses ou outros sistemas de gerenciamento de manutenção industrial, o que mais se percebe atualmente é que o emprego de sistemas de tecnologia de informação melhoram significativamente o desempenho nas indústrias, melhoram a eficiência nas operações, garantem a padronização, a confiabilidade, apóiam as comunicações e tornam as empresas mito mais competitivas em um mercado onde qualquer falha pode ser fatal.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Tecnologia & Inovação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Tecnologia & Inovação