O open house promovido pela Walter do Brasil no final de junho em sua sede, em Sorocaba (SP), reuniu representantes de mais de cinqüenta empresas-clientes da área de máquinas afiadoras. Na ocasião também foi inaugurada a "customer area", na qual foram reunidos os departamentos de relacionamento com os clientes.

A nova geração de máquinas - Helitronic Vision, a Helitronic Diamond e Helitronic Power - traz várias novidades. Um exemplo é o "honeamento" - a quebra das arestas vivas da ferramenta - normalmente feito depois de a peça ficar pronta, pode ser feito durante a produção com a Helitronic Power, graças ao software também desenvolvido pela Walter, para otimizar a operação. Os clientes que assistiram à demonstração da fabricação de uma broca se impressionaram com a rapidez e a qualidade do acabamento final da peça.

Na opinião de Chrys Rossi, diretor da Rossi Ferramentas Diamantadas, um dos participantes, a assistência técnica e peças de reposição são fatores importantes a serem avaliados antes de comprar uma máquina CNC. Por ser de alto investimento, a máquina não pode ficar parada devido à falta de assistência técnica. "Eu sinto confiança na Walter, a empresa tem o diferencial de contar com uma equipe técnica que fala português e uma marca muito forte. Tudo isso influencia no momento da compra", comentou.

Novas Máquinas - Na última edição da EMO, em Milão, a Walter AG apresentou três novidades da linha de máquinas afiadoras CNC, que agora estão chegando no Brasil: a Helitronic Vision, a Helitronic Diamond e a nova geração da Helitronic Power, com novo CNC, inovações de software e novos recursos de medição de ferramenta. Esta última, aliás, que requer mínimo espaço de instalação, oferecendo extrema estabilidade e conforto na operação, teve seu projeto patenteado.

A nova afiadora CNC Helitronic Vision aumenta a produtividade em até 50% na produção de ferramentas rotativas de metal duro e aço rápido, de 3 a 320 mm de diâmetro, com elevado nível de precisão e altíssima qualidade de acabamento de superfície. Todos os eixos CNC, os rotativos C e A e os lineares X, Y e Z, são montados com sistemas de motorização de acionamento direto. Isso representa um marco tecnológico que determina novos padrões no segmento de máquinas afiadoras CNC. O motor linear de alta performance atinge velocidade de até 50 m/min e alta precisão de posicionamento. Outro diferencial é que a máquina é montada sobre base mineral, de excelente absorção de vibrações e dilatação mínima resultante de variação de temperatura.

Já a Helitronic Diamond tem como diferencial a possibilidade de montar em seu fuso um eletrodo rotativo no lugar dos rebolos. Isso proporciona duas opções de utilização da máquina; por afiação convencional ou eletroerosão rotativa. A eletroerosão rotativa é uma solução tecnológica para fazer a afiação do diamante sem atrito, que proporciona a remoção de material por descarga elétrica. A reunião destes dois processos possibilita a produção ou reafiação da ferramenta numa só fixação, garantindo altos níveis de qualidade e precisão.

O software Helitronic Tool Studio, que equipa esses dois modelos, revolucionará o desenvolvimento de novas ferramentas, possibilitando a programação das mesmas com a introdução de poucos parâmetros, minimizando o tempo de desenvolvimento. Esse software mostra a ferramenta que será fabricada virtualmente em 3D, criando uma interatividade entre o projeto e a fabricação da peça nunca antes observada em aplicativos desse tipo, razão pela qual a Walter adotou o slogan "o que você vê é o que você produz".

As máquinas Helitronic são equipadas com o CNC Walter HMC 600, baseado no sistema operacional Windows XP, com processador Pentium 4 de 2.4 GHz. O painel de controle é configurado especificamente para atender as necessidades das aplicações de afiação de ferramentas.

No segmento de máquinas, a Walter do Brasil é a única empresa no país estruturada para atender o mercado com uma equipe brasileira de engenharia de aplicação e de serviços de manutenção. Além disso, mantém estoques de peças de reposição na sua unidade em Sorocaba.

Autor(es): Usinagem Brasil

facebook      twitter      google+

Empresas
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Empresas