Exportação é a primeira da divisão brasileira para a Rússia

A divisão ZF Sistemas de Transmissão fechou contrato para a exportação de transmissões mecânicas da família Ecosplit para a Kamaz, uma das principais montadoras russas de caminhões. O volume inicial é de 1.500 transmissões por ano e o negócio representa o primeiro fornecimento da operação brasileira para o Leste Europeu.

As transmissões produzidas no Brasil vão equipar um modelo de caminhão basculante da Kamaz. A transmissão brasileira substituirá uma transmissão da ZF da Alemanha, por apresentar melhor relação custo-benefício, fator decisivo para o mercado russo. Segundo Thomas Schmidt, gerente da unidade de negócios de Transmissões para Caminhões da ZF, a Kamaz buscava um produto robusto e economicamente viável para equipar seus veículos. "Desenvolvemos aqui no Brasil um modelo de oito marchas com uma relação de redução diferente e com over-drive na oitava", esclarece Schmidt.

Fornecedor mundial

Com o fechamento do contrato de fornecimento com a Kamaz, a operação brasileira de Sistemas de Transmissão firma-se como importante pólo exportador de transmissões para veículos comerciais. Em 2004, o crescimento previsto do volume de negócios com exportações de transmissões completas ou em CKD é da ordem de 70%, na comparação com 2003.

Desde o ano passado, duas unidades de negócios de transmissões da ZF - caminhões e ônibus – vêm trabalhando em diversos novos projetos que agora se consolidam. Os principais motivos para o sucesso da unidade brasileira no mercado internacional são a elevada qualidade do produto, preço competitivo e uma política agressiva nos últimos anos para a conquista de novos clientes no exterior.

O Grupo ZF é líder mundial no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassi para o setor automotivo. Com mais de 53 mil colaboradores e 119 operações em 25 países, registrou vendas de aproximadamente 9 bilhões de euros em 2003. Na América do Sul, o grupo fabrica transmissões para veículos comerciais, conjuntos de direção, bombas e colunas para sistemas de direção, embreagens e amortecedores, componentes de direção e suspensão, além de eixos e transmissões para máquinas agrícolas e reversores marítimos.

Autor(es): Secco Consultoria de Comunicação

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