Manutenção predialA construção civil tem se expandido bastante nos últimos e tornou-se um grande investimento para os construtores e empreiteiros, que enxergam no novo cenário de crescimento econômico uma importante forma de gerar capital e de realizar um negócio bastante próspero. Os enormes prédios de apartamentos, edifícios e arranha-céus de grandes cidades como São Paulo, por exemplo, chamam a atenção da população pela beleza e também de empresas que atuam no setor de manutenção predial, afinal, os empreendimentos consumiram um alto investimento de capital para sua edificação e, portanto, precisam ser constantemente monitorados e vistoriados para manter a segurança dos moradores.

Atualmente, cresce significativamente o número de firmas especialistas em manutenção de prédios e construções de maneira geral, dando uma atenção especial à parte elétrica e de automação. Vale ressaltar que, em muitos casos, é o síndico a pessoa responsável pela inspeção em muitos condomínios, contudo, a função dele é apenas o de registrar possíveis problemas que ocorrem dentro do edifício e que acarretem a falta de segurança, como curtos-circuitos no sistema elétrico do prédio faltam de geradores, extintores de incêndio quebrados e falta de manutenção em elevadores. De resto, todo o trabalho precisa ser realizado por um profissional experiente e gabaritado, como arquitetos e engenheiros civis e elétricos, que concederão um laudo de comprovação do estado de conservação do bem.

Além de vistoriar toda a parte elétrica e hidráulica da construção, pintura e vazamentos, funcionamento de elevadores, outro setor que chama atenção é o telhado. A manutenção predial nesse deve ser vista com a devida importância. No caso dos edifícios antigos, goteiras são comuns e isso faz com que as telhas precisem ser trocadas quando apresentarem defeitos, sinais de rachaduras e trincas. Fazer a limpeza periódica das calhas, verificar a existência de focos e cupins e de outros insetos garante o bem estar de todos os condôminos, evitando que as pragas se espalhem para os apartamentos por meio das tubulações e sistemas de esgoto.

Para descobrir se há realmente focos de insetos em um edifício, nada melhor que contar com os serviços de equipes especializadas para realizar a vistoria detalhada do local, com a possibilidade de contratação de empresas de dedetização, descupinização e desratização. Empregando os equipamentos específicos para cada tipo de tarefa a ser desempenhada, as empresas especialistas em manutenção predial também ficam atentas com relação aos equipamentos de segurança, uma exigência do Corpo e Bombeiros. Portanto, é essencial que suprimentos e equipamentos como mangueiras, hidrantes e extintores façam parte da construção, assim como demais equipamentos de proteção individuais.

Um detalhe importante a ser lembrado é que a manutenção predial é um fator a ser relacionado na lista de despesas do condomínio. Apesar de já ter sido muitas vezes encarada pelos condôminos, administradoras e síndicos como uma despesa desnecessária aos moradores, a manutenção é fundamental na segurança de todos os habitantes do local, por isso, fazer um planejamento incluindo a manutenção garante o bem-estar de todos.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Manutenção
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Manutenção