Manômetros industriaisUm manômetro é um aparelho de medir pressão, que pode ser atmosférica ou a pressão de um gás ou líquido. Existem muitos tipos de dispositivos de pressão, incluindo manômetros utilitários, herméticos, petroquímicos, capsulares, manômetros de testes, sanitários, de selo diafragma e manômetros digitais. Um manômetro de mercúrio simples pode ser confeccionado utilizando-se um tubo de vidro. O tubo é fechado em uma extremidade, e, em seguida, o mercúrio é inserido no tubo de tal forma que nenhum ar permanece no recipiente depois de fechado.

Os manômetros são usados em muitos ambientes industriais como dispositivos de controle e instrumentação, em aeronaves e em previsões meteorológicas. Além de tomar medidas de pressão, um manômetro também é aplicado na mensuração d a velocidade com que uma corrente de ar está fluindo. O movimento do ar cria uma região de baixa pressão do ar atmosférico normal. Nessa ocasião, a extremidade aberta de um manômetro de gás pode ser inserido em uma área de fluxo de ar sob o intuito de determinar a velocidade do ar em movimento, medindo como acontecem as alterações de pressão.

Os avanços recentes na mensuração das pressões seus equivalentes tanto por métodos diretos e como por métodos indiretos são revistos sob todos os aspectos no ponto de vista industrial. Os manômetros mecânicos, juntamente com transdutores adequados, medem a pressão total de gás de uma forma mais precisa do que outros aparelhos. A revisão inclui breves discussões sobre medidores de viscosidade, especialmente dos tipos de ressonância, trabalhos recentes sobre indicadores de condutividade térmica, a eventual aplicação do radiômetro e medidores tipo Knudsen.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Controle & Instrumentação
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Controle & Instrumentação