Manutenção em equipamentos contra falhas repetitivas

Manutenção em equipamentos contra falhas repetitivasEm plantas industriais, nenhum outro problema causa maior preocupação e merece mais atenção do que falhas recorrentes em bombas, motores, ventiladores, turbinas e compressores. Dependendo do tipo de incidente, as falhas repetitivas em máquinas podem reduzir a produção ou mesmo paralisá-la por completo. Acidentes ambientais, problemas de segurança, elevação do tempo de inatividade e aumento de custos são outros fatores relacionados à falta de manutenção em equipamentos e às falhas sistêmicas, e que causam muitas dores de cabeça em gestores e grandes companhias.

Entre 70 e 80% de todas as falhas repetitivas são atribuídas a fatores que estão dentro de uma unidade de fiscalização e controle. Estudos de confiabilidade indicam que a repetibilidade de falhas em equipamentos está diretamente ligada às práticas precárias de manutenção. Contudo, é importante salientar que eliminar ou reduzir estas falhas é um esforço de toda a empresa, exigindo o envolvimento de todos os serviços na instalação e que exige a cooperação de cada elemento pertencente à cadeia de abastecimento. A equipe responsável pela manutenção dos equipamentos deve demonstrar um compromisso de 100% na tentativa de reduzir as falhas sistêmicas.

Os setores de operações, manutenção, confiabilidade e planejamento / programação desempenham papéis importantes dentro das plantas industriais. Todos os parceiros da cadeia de abastecimento, tais como fornecedores e distribuidores de equipamentos, devem também estar envolvidos no processo. As estratégias de incentivar o trabalho em equipe e a comunicação, ultrapassando, inclusive, as fronteiras departamentais, asseguram que os programas de manutenção preventiva e preditiva possam trabalhar em conjunto com outras práticas de segurança para melhorar os resultados corporativos.

Além das áreas de operações e manutenção, representantes de outros departamentos podem também contribuir significativamente para os esforços de prevenção contra falhas. A aquisição e contratação de especialistas muitas vezes é a solução ideal quando se pretende servir melhor a empresa. Esses profissionais especialistas terão como meta o fornecimento de dados fundamentais para o sucesso do negócio, tais como os níveis aceitáveis de vibração de máquinas, além de indicar as peças de substituição para cada equipamento por meio de canais legais, evitando o uso de componentes obsoletos ou pirateados e que possam oferecer um desempenho inferior.

<

Nenhum comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Lost Password