Supply Chain Management e seus recursosSupply Chain Management é um conjunto de processos funcionais que permitem o fluxo eficiente dos produtos e a utilização mais eficaz dos recursos de logística. SCM compreende toda a movimentação de materiais e estoque de produtos do ponto de origem ao ponto de consumo, além de abranger o planejamento e a gestão de todas as atividades envolvidas no armazenamento, aquisição de matéria-prima, fabricação, distribuição e gestão logística. É importante também salientar que o Supply Chain abrange a coordenação e a colaboração com parceiros de todos os níveis e canais, inclusive fornecedores e clientes. Em suma, SCM integra a oferta e a gestão da demanda dentro das empresas e entre elas.

Iniciativas de melhoria da SCM normalmente se concentram em três pilares: processos - as etapas e/ou tarefas necessárias para executar com eficiência uma função específica; pessoas - as habilidades e o conhecimento indispensáveis para desempenhar as tarefas, incluindo a educação e a formação específicas para elevar e sustentar o desempenho bem como a cultura; tecnologia - as ferramentas essenciais no apoio, aprimoramento e mensuração do desempenho.

O sistema Supply Chain Management também assegura que há um processo de maturação que deve ocorrer em qualquer empresa com o intuito de otimizar o desempenho e os benefícios do SCM. Ele afirma que as empresas devem reconhecer que fazem parte de um "Supply Chain" e são conduzidos por intermédio de sua companhia pelo processo de "Melhoria Contínua", metodologia que precisa ser parte da cultura da organização.SCM através de um através de um processo de “Melhoria Contínua" contém os seguintes elementos: conectividade, colaboração, sincronização, influência e escalabilidade.

Normalmente, essas fases são abordadas dentro de uma empresa em primeiro lugar, e, então, podem ser expandidas para os clientes da empresa e também para seus fornecedores. Independentemente dos tipos de canal, que exigem planos estratégicos, a atividades de nível tático e operacional referem-se a parcerias estratégicas com fornecedores e clientes e criação de canais de comunicação; infra-estrutura da tecnologia da informação para apoiar a cadeia de abastecimento; alinhamento entre a estratégia global da organização, a estrutura da demanda e a estratégia de abastecimento; relacionamento com clientes e gestão de relacionamento com fornecedor, aquisição, contratos e controles de estoque, coordenação da previsão de demanda com clientes e fornecedores; cumprimento de ordem de operações e planejamento de distribuição e execução e avaliação de desempenho (custos, atendimento ao cliente, produtividade, qualidade de serviços e medição de ativos).

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Armazenagem & Logística
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Armazenagem & Logística