Profissão: Engenheiro hidráulicoEngenharia hidráulica é um ramo da engenharia civil, quase exclusivamente relacionado à ciência da água em movimento e seu ambiente circundante. Hidráulica refere-se aos princípios da água e outros fluidos em movimento, abordando os efeitos dos fluxos e a transmissão de energia produzida por esse movimento. Muitas Universidades com cursos de graduação para formação de engenheiros hidráulicos, muitas vezes oferecem essa especialização como um ramo do conhecimento dentro dom curso de bacharel em engenharia civil. Intimamente relacionada com a engenharia sanitária e ambiental, engenharia hidráulica está envolvido no projeto de pontes, barragens, diques e canais.Algumas aplicações da engenharia hidráulica incluem:

• Mecânica
• Sistemas Automotivos
• Sistemas Agrícolas
• terraplanagem e mineração
• construção naval
• aeronaves e sistemas aeroespaciais

A Engenharia Hidráulica também engloba muitas tecnologias em áreas como automotiva, construção, pontes e construção de barragens. Alguns trabalhos típicos são: engenheiro hidráulico, engenheiro hidráulico Civil, engenheiro mecânico hidráulico, engenheiro de projetos de Hidráulica e engenheiro de estruturas hidráulicas. Com a expansão do setor de engenharia civil, os engenheiros que se especializam na parte de hidráulica encontram um bom cenário econômico e bastante abertura de novas vagas. Além dos concursos públicos, o setor privado reserva muitas oportunidades de trabalho para os engenheiros recém-formados e os que já carregam muitos anos de experiência.

Além do trabalho para órgãos governamentais, os engenheiros com formação na área hidráulica podem conquistar seu espaço fazendo consultorias para empresas privadas, especialmente as ligadas à construção civil. Como este é um setor em franca expansão no Brasil atualmente, não é nada difícil conseguir uma boa colocação no mercado e por salários bem compatíveis com as responsabilidades assumidas pelo profissional. Para quem está cursando a graduação, as vagas como trainee apresentam-se como ótimas oportunidades de entrar no mercado de trabalho já com um salário bastante satisfatório e muitos outros benefícios que complementam a remuneração do estudante de engenharia.

Autor(es):
Editora

facebook      twitter      google+

Carreira Industrial
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Carreira Industrial