A produtora de metais de base Votorantim Metais quer aumentar seus estoques de minério para expandir a capacidade de produção de zinco.

'Para chegar a isso, em primeiro lugar, aumentaremos os gastos em prospecção de minerais no Brasil', afirmou uma portaz-voz da empresa à Reuters. 'Investiremos 35 milhões de reais em pesquisa de minerais até 2008'.

No mês passado, a empresa fechou parceria com a canadense Karmin para prosseguir com a prospecção de uma área com diversos metais em Aripuana, no Mato Grosso.

O projeto de pesquisa da joint venture foi anunciado depois que a empresa comprou participação no projeto de Aripuana da mineradora Anglo American . As fontes de minerais somam 23,7 milhões de toneladas, com grau de zinco de 5,07 por cento, de chumbo de 1,81 por cento, de cobre de 0,43 por cento, de prata de 53 gramas/tonelada e de ouro de 0,41 gramas/tonelada.

A Votorantim opera atualmente duas minas de zinco em Minas Gerais. Elas abastecem parte do minério necessário para as duas fundidoras da empresa, que devem elevar a produção para a capacidade total de 273 mil toneladas de zinco em 2004.

As fundidoras, em Três Marias e em Juiz de Fora, produziram total de 269,2 mil toneladas de zinco em 2003, dos quais 71,6 mil toneladas foram exportadas, principalmente para Europa, Estados Unidos e Argentina.

A empresa também importa cerca de 120 mil toneladas de concentrado de zinco por ano, principalmente do Peru, e sua dependência da importação de concentrados crescerá a menos que encontre novas reservas de zinco no Brasil, disse a porta-voz.

O plano é aumentar a capacidade de produção de zinco na fundidora de Três Marias das atuais 180 mil toneladas por ano para 220 mil toneladas por ano.

Isso aumentaria em 40 mil toneladas por ano a produção de metal de alto grau à produção geral do grupo, que subirá para cerca de 313 mil toneladas por ano, de acordo com a Votorantim.

Autor(es): Infomet

facebook      twitter      google+

Suprimentos Industriais
 Veja todas as noticias e artigos relacionados a Suprimentos Industriais